Esse conteúdo é antigo

Francesa é atingida por meteorito enquanto tomava café na varanda de casa

Uma mulher foi atingida por um meteorito enquanto tomava café e conversava com uma amiga na varanda de sua casa, em uma cidade pequena no nordeste da França.

O que aconteceu:

A mulher foi atingida nas costelas e, apesar do susto, não ficou ferida, informou o jornal francês Les Dernières Nouvelles d'Alsace.

Inicialmente, ela pensou que fosse um animal ou um pedaço de cimento, mas a cor do objeto a intrigou.

"Ouvi um barulho vindo do telhado ao nosso lado. No segundo que se seguiu, senti um choque nas costelas. Achei que era um bicho, um morcego", disse ao jornal a mulher, que não foi identificada. "Achamos que era um pedaço de cimento, daqueles que aplicamos nas cumeeiras do telhado. Mas não tinha a cor".

A mulher, que mora na comunidade de Schirmeck, levou a pedra para ser examinada por um telhadista. Ele disse que ela não era feita de cimento, mas que parecia um meteorito.

Alguns dias depois, ela levou o objeto ao geólogo Thierry Rebmann, que informou que a rocha parecia conter uma mistura de ferro e silício e poderia mesmo ser um meteorito.

No total, todos os pedaços do meteorito que foram recuperados têm uma massa total de pouco mais de 100 gramas. Rebmann disse que o fenômeno de pessoas atingidas por objetos espaciais é extremamente raro.

Uma chance em bilhões

Meteoritos são fragmentos de asteroides, meteoroides ou cometas que sobrevivem à sua jornada pela atmosfera da Terra e caem na superfície do planeta.

Continua após a publicidade

Embora quedas de meteoritos não sejam incomuns, casos de impacto em seres humanos são extremamente raros, com chances estimadas em uma em vários bilhões, segundo explicou Rebmann.

O primeiro caso confirmado de um meteorito atingindo diretamente uma pessoa ocorreu nos Estados Unidos há quase 70 anos.

Ann Hodges, de Sylacauga, Alabama, foi atingida por um meteorito de 3,5 quilos que caiu de seu telhado em novembro de 1954. O impacto a deixou com hematomas graves.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.