Hospital em Portugal suspeita que mãe brasileira usou maconha e retém bebê

A filha recém-nascida da brasileira Isabela Burgos, 25, ficou retida em um hospital público em Portugal. A equipe médica suspeitou que a mãe usou maconha e chamou a polícia — o uso da substância é descriminalizado no país desde 2001. A unidade de saúde afirma que seguiu os protocolos estabelecidos.

O que relatam os brasileiros

A bebê nasceu em 10 de agosto, quinta-feira, às 10h40, em um hospital público de Cascais, a 30 km de Lisboa. Isabela, que vive em Portugal desde 2020, teve parto natural sem anestesia.

Na sexta, dia 11, foi feito um exame toxicológico que atestou a ausência de substâncias suspeitas. Apesar disso, mãe e filha só foram liberadas para voltar para casa na segunda, dia 14. Normalmente, no país, mãe e bebê ficam internadas por até 48 horas após o parto.

A família relata ter sido tratada com rispidez pela equipe do Hospital de Cascais Dr. José de Almeida quando chegou. De acordo com o casal, ao notar que a mãe não procurou atendimento imediatamente após o rompimento da bolsa, uma médica demonstrou irritação. E comentou, ao conferir a documentação: "Ah, é um casal de brasileiros".

Os pais reclamam ainda que se sentiram pressionados quando recusaram a vacina contra a tosse convulsa — que é opcional em Portugal — e quando enfermeiros avisaram da necessidade de exames complementares, sem explicar o motivo.

A tensão aumentou quando o pai da bebê, Marcos Lana, se recusou a deixar o quarto de recuperação pós-parto — ele havia sido orientado a sair, mas alega que a legislação portuguesa permite a permanência de um acompanhante durante o período de internação da parturiente. A Guarda Nacional foi chamada.

Segundo os pais, um agente fez insinuações sobre possíveis substâncias ilegais em posse de Lana e um médico disse que a mãe havia relatado ser usuária de cannabis antes da gravidez. Por isso, pediu um exame toxicológico.

O casal afirma que o hospital tentou impedir o aleitamento materno — a equipe sugeriu que a criança seria alimentada com fórmula até receberem o resultado do exame. A mãe não concordou.

Após a saída da Guarda Nacional e a troca de equipe de plantão, a chefe do departamento de pediatria conversou calmamente com Lana e pediu para que ele voltasse no dia seguinte.

Continua após a publicidade

No sábado, entretanto, a polícia foi ao hospital, acompanhada de integrantes da CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens). Os policiais sugeriram que a família concordasse com a realização de novo exame toxicológico, ainda de acordo com o relato dos pais.

Mesmo com o resultado negativo, o hospital se recusou a liberar mãe e filha. Foi exigido que as autoridades visitassem a residência da família para verificar se o ambiente era apropriado para a recém-nascida.

No mesmo dia, os pais foram informados que a bebê estava sob custódia do hospital. Isabela poderia deixar o local, mas sua filha, com menos de 48 horas de vida, não poderia acompanhá-la. A criança só seria liberada com um laudo da CPCJ — o que não foi feito porque era fim de semana.

Na segunda-feira, a comissão visitou a casa da família à tarde e mãe e filha foram liberadas à noite. Lana já havia pedido ajuda de amigos e parentes para divulgar o caso nas redes sociais.

A família planeja processar o hospital e a chefe do departamento de pediatria. No entanto, devido às limitações financeiras, ainda não tem um advogado.

Eu, recém-parida, fui refém do hospital até que a CPCJ assinasse um laudo permitindo que voltássemos pra casa.
Isabela Burgos, mãe

Continua após a publicidade

O que disseram

Nos próximos seis meses, a família será monitorada devido à marcação de "risco" relacionada ao "uso de maconha" realizada pela pediatra.

Ao UOL, o hospital afirmou que está seguindo protocolos estabelecidos e que as entidades competentes estão acompanhando o caso. A nota enviada diz que foram assegurados "por parte dos profissionais do Hospital de Cascais, todos os cuidados de saúde, e de seguimento, de forma totalmente criteriosa, responsável e humanizada".

Procurada, a CPCJ preferiu não comentar o caso, alegando o caráter sigiloso das informações. A Guarda Nacional não enviou posicionamento até a publicação desta reportagem.

Para a jurista portuguesa Paula Mota, da Associação Mães Pela Cannabis, a classe médica está desinformada e, por isso, "tomam atitudes exageradas".

A maconha é descriminalizada aqui, se fosse algo que realmente preocupasse os médicos portugueses, por que não pediram exames ao longo da gestação?
Marcos Lana, marido de Isabela

Deixe seu comentário

Só para assinantes