Explosão de muro, paramotor, mar: como o Hamas entrou em Israel
Para conseguir atacar Israel em ofensiva iniciada na madrugada do último sábado (7), o grupo extremista palestino Hamas utilizou de ao menos seis formas diferentes para adentrar no território vizinho, que deveria ser fortemente controlado e vigiado. Mas quais formas foram elas?
1. Terra
A maioria dos membros do Hamas atravessou por brechas nas barreiras de segurança terrestre que separa a Faixa de Gaza do resto de Israel. Patrulhas são feitas regularmente na fronteira, que consiste em um muro de concreto em alguns lugares e cerca em outros.
Há ainda uma rede de câmeras e sensores para evitar invasões inimigas, mas não foi tão efetiva desta vez. Um vídeo mostrou pelo menos cinco motocicletas com combatentes que estavam atravessando um buraco em uma barreira de segurança de metal.
O local fica em Kerem Shalom, ponto mais ao sul das passagens de Gaza. Imagens mostraram membros do Hamas assumindo o posto de controle do local, além dos dois corpos ensanguentados de soldados israelenses.
2. Paramotor
Pelo menos um terrorista foi filmado atravessando a fronteira com o auxílio de um paramotor, mas há relatos de que pelo menos sete teriam utilizado o modo conforme imagens não verificadas, segundo a BBC.
Eles preferiram usar o instrumento logo de manhã cedo para não terem que contornar completamente a barreira. Um outro vídeo que circulou nas redes, mostrando sete homens no ar, já foi desmascarado como falso - ele se refere a um treinamento no Egito não relacionado à guerra.
3. Barco
Um barco a motor repleto de extremistas foi filmado se dirigindo para Zikim, uma cidade costeira israelense. Embarcações que chegaram à praia eram repelidas pelas Forças de Defesa de Israel.
4. Explosão de muro
Vídeos divulgados pelo Hamas mostraram membros do Hamas rompendo as cercas de segurança. A luz fraca do início da manhã sugere que a ação ocorreu paralelamente ao lançamento da barragem de foguetes.
A explosão de uma barreira de concreto teria servido de alerta para iniciar ataque perto de posto de controle militar israelense.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receber5. Retroescavadeira
Até uma retroescavadeira foi usada para derrubar a cerca com arame farpado no topo fortificada com concreto. Vários indivíduos foram vistos ali aparentemente desarmados e alguns atravessaram pelo brecha surgida, que serviu para mais combatentes entraram na parte israelense em veículos com tração nas quatro rodas.
6. Asa-delta
Também há a possibilidade de que no ar também houve uso de asa-delta sobre a fronteira. A informação é de uma fonte da agência de notícias Reuters. A ação coincidiu com a primeira ação foi o lançamento da barragem de 3.000 foguetes disparados de Gaza.
*Com informações da RFI, Deutsche Welle e Reuters
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.