Análise: Israel faz declaração cínica sobre Gaza para limpar própria imagem
Colaboração para o UOL, em São Paulo
13/10/2023 19h10
A declaração do embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, de que a entidade deveria agradecer ao governo israelense pelo alerta sobre a evacuação de parte da Faixa de Gaza foi considerada "cínica" pela doutoranda em Relações Internacionais e pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais da PUC-SP Isabela Agostinelli, durante participação no UOL News da noite desta sexta-feira (13).
O Exército israelense ordenou que a população deixe a região norte do território nesta sexta-feira (13).
É uma declaração super cínica. Como que você agradece uma pessoa que vai te bombardear? Desde o sábado (7), temos visto que não tem qualquer aviso prévio que seja capaz de impedir o total colapso da sociedade palestina em Gaza.
Essa declaração me parece mais uma certa desculpa e uma tentativa de limpar a imagem de Israel para trazer essa roupagem de um governo que preza pelos direitos humanos e pela defesa da população civil.
É uma declaração bem cínica dizer que a ONU deveria agradecer Israel. É tudo que a gente vem falado ultimamente: vão evacuar para onde?
ONU tem se mostrado quase inoperante no conflito entre Israel e Hamas, diz especialista
Isabela também avaliou que a ONU (Organização das Nações Unidas) tem sido "inoperante" no conflito entre Israel e o Hamas.
A Rússia aproveitou uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, nesta sexta-feira, para apresentar um projeto de resolução pedindo um cessar-fogo humanitário em Gaza e a liberação de todos os reféns por parte do Hamas.
O encontro terminou sem uma definição do órgão máximo da ONU e o Itamaraty informou que os esforços negociadores vão continuar para que um texto possa ser aprovado, nos próximos dias.
A ONU tem se mostrado quase que inoperante [no conflito], até porque sabemos os limites do Conselho de Segurança, embora seja importante para garantir a paz e a segurança internacional.
Infelizmente, pouco pode se esperar uma solução pacífica e em relação ao cessar-fogo.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa: