Fronteira de Rafah, entre Egito e Gaza, vai abrir amanhã, diz mídia egípcia
A passagem de fronteira na cidade de Rafah, entre o Egito e a Faixa de Gaza, será aberta amanhã (20), segundo informações da mídia egípcia.
O que aconteceu
A imprensa do Egito noticia a abertura um dia após Israel autorizar a entrada de ajuda humanitária. O anúncio partiu do canal AlQahera News, veículo da mídia egípcia próximo dos serviços de inteligência do país.
Durante a madrugada de hoje, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também disse que a liberação poderia ocorrer amanhã. Ele afirmou que o governo egípcio autorizou a entrada de 20 caminhões com ajuda humanitária.
O Brasil aguarda liberação para repatriar cerca de 30 brasileiros na Faixa de Gaza. Um avião da Presidência encarregado dessa missão pousou ontem no Egito, após receber autorização para partir de Roma.
Egito conserta estradas em passagem
Máquinas para reparar estradas foram enviadas pelo posto de fronteira de Rafah, do Egito para a Faixa de Gaza. A medida é uma preparação para a entrega de parte da ajuda armazenada na Península do Sinai.
A passagem de Rafah é o único ponto de entrada ou saída para a população que vive na Faixa de Gaza no momento. Ela está fora de operação desde os primeiros dias do conflito entre Israel e o Hamas, após os bombardeios israelenses no lado palestino da fronteira.
FAB já resgatou 1.135 brasileiros de Israel
O último balanço divulgado pelo governo Lula diz que 1.135 brasileiros foram repatriados de Israel. Ao todo, foram realizados seis voos até agora. Na lista de resgatados também estão 35 bichos de estimação.
Aeronave reserva da FAB também está de prontidão em Roma para ajudar na repatriação na Faixa de Gaza. Segundo a FAB, esse avião só será usado se houver alguma falha técnica na aeronave presidencial. Caso não seja acionada, ela decola para Tel Aviv e fará a repatriação de mais brasileiros em Israel.
* Com informações da AFP e Reuters