Sexto avião da FAB com resgatados da guerra em Israel chega ao Brasil
Do UOL, em São Paulo
19/10/2023 02h44Atualizada em 19/10/2023 10h24
Mais um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que buscou brasileiros em Israel, após o início da guerra com o Hamas no sábado (7), chegou ao Brasil, pousando na madrugada de hoje no Rio de Janeiro.
O que aconteceu
O avião aterrissou por volta das 3h no aeroporto do Galeão, na zona norte do Rio de Janeiro. Esse é o sexto avião da FAB a buscar brasileiros em Israel, após o início da guerra com o Hamas. Neste voo embarcaram 219 passageiros.
Ao todo, 1.135 pessoas e 35 pets já foram repatriados pelo governo Lula. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, há pelo menos 150 brasileiros interessados em deixar Israel e voltar para o Brasil.
O avião que trouxe os brasileiros é um KC-30 (Airbus A330) — que tem capacidade para 238 pessoas. O modelo é o maior avião já operado pela FAB.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, existem 14 mil brasileiros residentes em Israel. Os dados oficiais indicam 6 mil brasileiros vivendo na Palestina.
Ainda segundo comunicado do Itamaraty, será dada prioridade de atendimento a quem mora no Brasil e não tem passagem aérea comprada — a quem já têm os bilhetes ou condições de comprá-los a recomendação é que embarquem em voos comerciais.
Lula manda avião presidencial para buscar brasileiros em Gaza
O governo federal enviou a aeronave VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República para resgatar brasileiros que estão em Gaza.
Grupo com 22 brasileiros está na cidade de Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza, próximo à fronteira com o Egito, à espera de resgate.
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv transmitiu às Forças de Defesa de Israel informação sobre o edifício onde os brasileiros estão hospedados em Khan Yunis para não ser alvo de ataques.