Brasileiro que teve perna amputada em Dublin respira sem ajuda de aparelhos
O brasileiro João Henrique Thomaz Ferreira, 23, teve uma melhora no quadro de saúde e respira sem aparelhos. Ferreira teve a perna amputada após ser atropelado por um policial em Dublin, na Irlanda, no dia 29 de outubro.
O que aconteceu
Anderson Alencar, amigo de João, disse ao UOL que o amigo está reagindo bem ao tratamento. Ele continua internado na UTI. Alencar afirmou que João começou a respirar sem ajuda de aparelhos nesta quinta-feira (2).
João Ferreira, que trabalha fazendo entregas de motocicleta em Dublin, ajudava um amigo que teve a moto roubada quando o acidente ocorreu.
Ele fazia parte de um grupo de motociclistas que abordou uma viatura da Garda, polícia local, para informar que o rastreador da moto roubada do amigo apontava para a rodovia M50. Uma perseguição entre os policiais e os suspeitos na motocicleta roubada foi iniciada e João e os amigos acompanharam a ocorrência.
Estávamos atrás da viatura da Garda [polícia local], o João era o que estava mais na frente. A Garda conseguiu pegar os bandidos e o João parou a uns 30 metros de distância da ocorrência. Quando ele desceu da moto dele, apareceu um carro descaracterizado da Garda, que saiu um pouco da via e foi em direção ao João. O João apontou para a direção do ocorrido e esse Garda [policial] simplesmente avançou para cima do João e pegou a perna dele.
Anderson Alencar, amigo de João, em entrevista ao UOL
O policial que estava no carro descaracterizado foi levado por uma viatura e João foi socorrido para o hospital de Tallaght, no sul de Dublin, com um ferimento grave na perna. Ele teve a perna amputada e continuava internado na UTI na tarde de hoje.
João é filho do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD). Nas redes sociais, ele informou que o jovem passaria por uma segunda cirurgia no domingo passado.
Neste momento, como pai, peço a todos que orem pelo meu filho, para que ele encontre a força necessária e saia ainda mais forte desta situação.
Anderson Farias, prefeito de São José dos Campos, em publicação nas redes sociais
A mãe de João viajou para a Irlanda acompanhada de um advogado. O brasileiro mora em Dublin há 4 anos e, antes disso, vivia em São José dos Campos, segundo amigos.
Não há informação sobre o que aconteceu com o policial que causou o acidente. Ao UOL a Garda confirmou apenas confirmou o acidente e informou que o caso foi enviado para a corregedoria.
O Itamaraty informou que acompanha o caso e que a diplomata da Embaixada do Brasil em Dublin visitou o hospital . O governo afirma estar em contato com a família do brasileiro.
A Embaixada buscará, junto às autoridades policiais irlandesas, maiores informações sobre o ocorrido.
Ministério das Relações Exteriores, em nota
Deixe seu comentário