Esse conteúdo é antigo

Terremoto no Nepal mata ao menos 157; socorristas buscam sobreviventes

Um terremoto que atingiu ontem Nepal deixou ao menos 157 mortos, segundo boletim divulgado hoje pelo porta-voz da polícia nacional, Kuber Kathayat.

O que aconteceu

O tremor matou 105 pessoas em Jajarkot e 52 em Rukum. Equipes de resgate no Nepal começaram a cavar os destroços de casas desabadas com as próprias mãos hoje, procurando sobreviventes.

O terremoto é o do país em oito anos. O tremor atingiu a região de Jajarkot, no oeste da nação himalaia, às 11h47, horário local, ontem, com magnitude 6.4, disse o Centro Sismológico Nacional do Nepal. O Centro de Pesquisa de Geociência da Alemanha o mediu em 5.7, e a Pesquisa Geológica dos EUA, em 5.6.

As autoridades temem que a quantidade de mortos possa crescer. Isso porque os primeiros socorristas chegaram à região montanhosa perto do epicentro, a cerca de 500 quilômetros a oeste da capital Kathmandu, apenas na manhã de hoje e começaram a procurar sobreviventes.

"O número de feridos pode estar nas centenas e as mortes podem subir também", disse a autoridade distrital de Jajarkot, Harish Chandra Sharma.

A quantidade de mortos também pode ser alta pela baixa qualidade das construções na região. Outro fator que contribui com isso é que os locais foram atingidos enquanto as pessoas dormiam, dizem autoridades.

O trabalho de resgate deve ser devagar. Primeiro, as equipes de emergência precisam liberar estradas bloqueadas pelo deslizamento de terra para facilitar a locomoção nos locais atingidos.

* Com informações da Reuters e Ansa

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.