Aos 18, princesa Leonor pode assumir o trono; quantas rainhas existem?
A princesa Leonor de Borbón se tornou a primeira na linha de sucessão ao trono espanhol. A filha mais velha do rei Felipe 6º chegou aos 18 anos e fez o juramento à Constituição, obrigatório para confirmar que ela pode, oficialmente, se tornar chefe de Estado.
Mas, caso se torne rainha, Leonor será apenas a segunda mulher com o título. Atualmente, só Margrethe 2ª, da Dinamarca, ocupa o posto mais alto de uma monarquia. No posto há mais de 50 anos, ela está sozinha na lista desde a morte de sua prima, Elizabeth 2ª, em setembro de 2022.
Margrethe, 83, sucedeu ao pai, Frederico IX. Quando a monarca nasceu, em 1940, a lei ainda não permitia que mulheres assumissem o trono, mas uma reforma em 1953 tornou possível que as herdeiras do rei — que teve três filhas — participassem da linha de sucessão.
Em 1967, antes de substituir o pai, a então princesa se casou com um francês, Henri de Monpezat, que ganhou o título de príncipe consorte quando ela assumiu o posto de rainha, em janeiro de 1972.
Ele não gostava de carregar o título de príncipe e chegou a dizer que não gostaria de ser enterrado ao lado de sua esposa por não ter o título de "Rei". O marido da rainha morreu em fevereiro de 2018.
A expectativa é de que Margrethe 2ª seja sucedida por seu filho mais velho, Frederik.
Mundo tem 11 rainhas consorte
Margrethe 2ª é a única rainha de "nascença", mas 11 mulheres têm o título de "rainha consorte", por serem casadas com um rei reinante.
Mãe da princesa Leonor, a rainha Letizia é uma delas. Ela trabalhava como jornalista e apresentava um noticiário na TV antes de se casar em 2004 com o então Felipe, Príncipe de Astúrias - depois coroado rei Felipe VI.. O atual monarca espanhol substituiu o pai, Juan Carlos, em 2014 — quando ele abdicou a Coroa.
Veja quem são as outras rainhas consorte:
Camila Parker Bowles, casada com o rei Charles III, do Reino Unido.
Rainha Máxima da Holanda, casada com o rei Willem-Alexander; eles têm três filhas.
Rainha Silvia da Suécia, casada com o rei Carl XVI Gustaf; tem três filhos, a mais velha, Victoria, é primeira na linha de sucessão.
Rainha Sonja da Noruega, casada com o rei Harald V; tem dois filhos.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receberRainha Nanasipau'u de Tonga, é casada com o rei Tupou VI; eles têm três filhos e o príncipe herdeiro é Tupouto'a Ulukalala.
Rainha Mathilde da Bélgica, casada com o rei Philippe; eles têm quatro filhos, a mais velha — e herdeira do trono — é a princesa Elisabeth.
Rainha 'Masenate Mohato Seeiso de Lesoto, casada com o rei Letsie III; eles têm três filhos, mas pela lei de sucessão local o mais novo é o herdeiro, por ser homem.
Rainha Rania da Jordânia, casada com o rei Abdullah bin Al Hussein; eles têm quatro filhos e o mais velho, príncipe Hussein, é o primeiro na linha de sucessão.
Rainha Jetsun Pema do Butão, casada com o rei Jigme Khesar Namgyel Wangchuck. Ela é a mais jovem da lista, com apenas 33 anos.
Rainha Pengiran Anak Saleha de Brunei, casada com o sultão Hassanal Bolkiah; eles têm seis filhos juntos, Al-Muhtadee Billah, primogênito, é o príncipe herdeiro.
Rainha Suthida Tidjai da Tailândia, casada com o rei Vajiralongkorn; ela é a esposa do monarca desde 2019. Os dois não têm filhos juntos.
Deixe seu comentário