Tales: Lula só não tira embaixador do cargo por brasileiros presos em Gaza

O presidente Lula (PT) só não tira o embaixador do cargo em Israel porque ainda tem brasileiros presos em Gaza, afirmou o colunista do UOL Tales Faria durante o UOL News desta quinta-feira (9) ao analisar o encontro do embaixador de Israel, Daniel Zohar Zonshine, com o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros parlamentares na Câmara dos Deputados.

A informação que eu tenho é que o Palácio do Planalto só não está tendo uma reação dura com relação ao encontro porque precisa proteger os brasileiros que estão em Gaza. Esses sujeito, em condições normais, seria chamado a prestar informações ao Lula sobre porque agiu dessa forma, fazer uma reunião com a oposição, o adversário que acabou de ser derrotado nas eleições.

Para Tales Faria, Daniel Zohar Zonshine teve "um gesto de interferência inaceitável" ao se reunir com a oposição.

O jeito que ele agiu, se reunindo com a oposição do país, é um gesto de interferência inaceitável que nenhum diplomata faria, e ele fez. Então, ou ele é um mau diplomata, que é o que parece, ou é um sujeito agressivo que quer criar confusão.

Mais cedo, em entrevista ao UOL, em embaixador negou que o evento realizado nesta quarta-feira (8) na Câmara dos Deputados tenha sido para atacar o governo Lula (PT).

Kotscho: Embaixador de Israel é um provocador, não um diplomata

O comentarista do UOL News Ricardo Kotscho também criticou o encontro do embaixador israelense com Jair Bolsonaro e afirmou que o diplomata é um provocador.

Esse embaixador de Israel não tem prestígio nem em Israel. Se ele tivesse, poderia telefonar para o primeiro-ministro dele para saber porque não libera os brasileiros. Ele é um provocador, não é um diplomata. O que ele está fazendo no Brasil não é coisa de diplomata.

Continua após a publicidade

Kotscho ainda analisou a afirmação de Zonshine de que a reunião com a oposição não tem a ver com política.

É cinismo puro desse embaixador, ele está provocando. E é uma situação difícil do governo. A situação dos brasileiros lá é difícil, passa uma agonia, uma angústia não só para quem está lá, mas também para os familiares que estão no Brasil. Os brasileiros foram os primeiros a chegar nas fronteiras do Egito, já saíram milhares de pessoas e eles continuam lá. É preciso investigar por que isso está acontecendo.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Veja a íntegra do programa:

Continua após a publicidade

Quando: de segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes