Conteúdo publicado há 5 meses

Bolsonaro se reúne com embaixador de Israel e deputados na Câmara

O ex-presidente Jair Bolsonaro se reuniu com parlamentares e com o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, na Câmara dos Deputados.

O que aconteceu:

No encontro, segundo publicação de Bolsonaro nas redes sociais, foi exibido um "filme sobre as atrocidades do Hamas" no dia dos primeiros ataques a Israel, em 7 de outubro.

Outros detalhes da reunião não foram divulgados. O ex-presidente divulgou um vídeo curto da reunião nas redes sociais, e parlamentares publicaram imagens.

O embaixador Daniel Zohar Zonshine disse que o Hamas é responsável pelo atraso na saída de brasileiros de Gaza. "O Hamas é o único fator atrasando a saída de brasileiros da Faixa de Gaza por seus próprios interesses", afirmou, em vídeo divulgado hoje.

"Tem que lembrar que estamos em guerra total contra uma organização terrorista que espalha desinformação para continuar criando terror", acrescentou.

Brasileiros tentam deixar Gaza

Desde o começo da evacuação de estrangeiros pelo ponto de Rafah, em 1º de novembro, nenhum brasileiro foi autorizado a deixar Gaza em direção ao Egito.

Um avião da Presidência está de prontidão no Egito para trazer 34 pessoas de volta ao Brasil. Grupo inclui 24 brasileiros, 7 palestinos com RNM (Registro Nacional Migratório) e 3 palestinos. Do total, 18 são crianças, 10 são mulheres e 6 são homens.

Continua após a publicidade

O cônsul geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, negou que Israel atrase deliberadamente a saída: "Apesar das declarações recentes, o Hamas é o único fator atrasando a saída dos brasileiros de Gaza por seus próprios interesses", declarou o cônsul, sem citar a quais críticas se referia.

Erdreich afirmou que a cota de estrangeiros liberados é acordada diretamente com o Egito, e que o grupo extremista "impediu estrangeiros de sair no domingo, na segunda-feira e na quarta-feira desta semana", o que ele definiu como "uso cínico da população civil estrangeira".

O estado de Israel não possui interesse algum em atrasar a saída dos brasileiros e dos estrangeiros de qualquer outra nacionalidade. [...] Israel está fazendo tudo que está a seu alcance para articular a saída dos brasileiros de forma segura e mais rápido possível.
Declaração do cônsul de Israel em vídeo

Deixe seu comentário

Só para assinantes