Ameaças de bomba fazem sete capitólios estaduais serem evacuados nos EUA
Ameaças de bomba forçaram a evacuação dos capitólios de sete estados americanos na manhã de hoje (3). O FBI acredita que as mensagens eram boatos para difundir medo.
O que aconteceu
Sete estados afetados. Foram reportadas ameaças de bomba em capitólios estaduais — prédios que abrigam atividades do Legislativo e do Executivo nos EUA — em Connecticut, Georgia, Kentucky, Michigan, Minnesota, Mississippi e Montana, de acordo com o jornal Washington Post.
Ameaça por e-mail. Diversos funcionários do capitólio de Connecticut receberam um e-mail na manhã de hoje sobre uma ameaça de bomba. O caso foi denunciado às autoridades, segundo um porta-voz da Polícia do Capitólio do estado afirmou ao Washington Post.
O autor da mensagem dizia ter instalado bombas em diversos pontos do prédio público, segundo esse porta-voz da polícia.
O FBI disse estar ciente de que ameaças de bomba falsas estão sendo feitas por todo país. O órgão pediu que o público denuncie qualquer atividade suspeita.
Governador cita ameaças. O governador do Kentucky, Andy Beshear, disse que sua Secretaria de Estado recebeu um alerta semelhante. "Estamos cientes de que ameaças semelhantes estão sendo feitas contra prédios públicos ao redor do país", escreveu ele no X (antigo Twitter).
While everyone is safe, KSP has asked everyone to evacuate the state Capitol and is investigating a threat received by the Secretary of State's Office. We are aware of similar threats made to other offices across the country. 1/2
-- Governor Andy Beshear (@GovAndyBeshear) January 3, 2024
Funcionário relata tensão. Um funcionário da Secretaria de Estado da Geórgia publico no X que o capitólio local também havia sido evacuado por conta de um falso aleta. "Começando 2024 com uma ameaça de bomba ao Capitólio Estadual da Geórgia. A abertura do prédio foi adiada até que uma varredura seja feita", afirmou ele. Cerca de 20 minutos depois do post, ele disse que o local já havia sido inspecionado e liberado.
Starting 2024 with a bomb threat at the Georgia State Capitol. Delayed opening until the all clear is given. Avoid the area for now.
-- Gabriel Sterling (@GabrielSterling) January 3, 2024
Ameaças contra democratas e republicanos. Não se sabe porque os seis estados foram selecionados. Entre eles há eleitorado de maioria democrata, republicana e swing states —colégios eleitorais que oscilam entre os dois principais partidos de eleição para eleição.
Ataques contra políticos. As ameaças ocorrem em um momento em que crescem os ataques contra políticos de todos os espectros. Foram registrados recentemente diversos episódios de swatting —quando trolls acionam as forças policiais fazendo denúncias falsas envolvendo os endereços de seus alvos, fazendo com que um grande aparato policial vá ao local.
Deixe seu comentário