Tempestades deixam cidades europeias inundadas; nórdicos enfrentam nevascas
Fortes tempestades causaram inundações e nevascas em países europeus nos últimos dias, e as enchentes continuam em diversas regiões.
O que aconteceu
Reino Unido, França e Alemanha foram afetados por fortes chuvas. As tempestades começaram no início da semana, entre os dias 2 e 3, mas ainda impactam diversas regiões. Mais de 300 alertas de inundações foram acionados na Inglaterra e no País de Gales entre ontem e hoje, e ainda há bairros inteiros debaixo d'água em Blendecques, cidade do norte francês.
Pelo menos 30 mil pessoas ficaram sem energia no Reino Unido. A tempestade Henk matou um homem na terça-feira (2), e as enchentes fizeram com que a National Highways, que administra a rede rodoviária, fechasse diversas vias de acesso na Inglaterra.
Na Alemanha, os alertas para inundação continuam —e a previsão do tempo não é positiva. O Serviço Alemão de Meteorologia (DWD) avalia que a situação ainda exige cuidado, especialmente no centro e no noroeste do país, onde o tempo deve permanecer úmido. Os meteorologistas preveem mais chuvas na região antes do fim de semana, ainda que em nível mais baixo que nos últimos dias.
Cidadãos chegaram a fazer barricadas com pacotes de areia para amenizar força do rio. Ontem, o chanceler alemão Olaf Scholz visitou o estado de Saxony-Anhalt, no leste, uma das regiões mais afetadas, e elogiou a "solidariedade" dos voluntários que ajudam os desabrigados.
Já países nórdicos enfrentaram fortes nevascas e baixíssimas temperaturas. A Finlândia e a Suécia registraram temperaturas de -40ºC no começo da semana.
A Suécia chegou a registrar a menor temperatura para janeiro dos últimos 25 anos. O termômetro atingiu -43,6ºC. A nevasca também deixou pelo menos 4 mil moradores de uma cidade do norte sueco sem energia.
*Com informações da AFP e DW
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.