4.500 tiros/min: 'última linha de defesa' salva EUA em ataque dos houthis
Os Estados Unidos utilizaram um sistema de armas avançado para interceptar um míssil do grupo Houthi no Mar Vermelho. O Phalanx Close-In Weapon System (CIWS), que ficou conhecido como a "última linha de defesa" da Marinha, tem metralhadoras que podem disparar até 4.500 tiros por minuto, atingindo projéteis e outros alvos próximos.
O sistema de armas Phalanx é um canhão de disparo rápido, controlado por computador e guiado por radar, que pode derrotar mísseis antinavios e outras ameaças próximas em terra e no mar.
Site da Raytheon, empresa responsável pela criação do Phalanx
O contra-ataque ocorreu na terça-feira (30), como uma resposta aos houthis iniciaram ofensivas a cargueiros no Mar Vermelho. Segundo a agência DW, o grupo fez a promessa de atacar todos os navios que passarem na região em direção a Israel. A ação seria em solidariedade ao Hamas.
Como é o Phalanx
O sistema é montado em uma base giratória e guiado por um radar. Além da Marinha dos EUA, Guardas Costeiras de países aliados também utilizam o armamento.
O equipamento pesa mais de 6 toneladas.
No mar, o Phalanx é utilizado para derrotar mísseis antinavios e ameaças próximas que perfuraram outras linhas de defesa.
Já em terra, o Exército dos EUA utiliza-o para detectar e combater sistemas de foguetes, artilharia e morteiros. A versão terrestre já esteve em combate antes, segundo a Raytheon.
O sistema tem um sensor infravermelho avançado adicional que, no mar, pode ser utilizada contra helicópteros e embarcações de superfície de alta velocidade.
Ele pode produzir 4.500 disparos por minuto. O calibre da arma é de 20mm.
Além disso, o Phalanx pode rastrear e avaliar até 6 alvos simultaneamente.
O sistema só considera o alvo destruído quando rastrear que houve uma explosão ou mudança abrupta de velocidade e direção.
Phalanx é o único sistema de armas de curta distância implantado capaz de executar autonomamente suas próprias funções de busca, detecção, avaliação, rastreamento, envolvimento e eliminação.
Site oficial da Marinha dos Estados Unidos
Deixe seu comentário