Conteúdo publicado há 1 mês

Josias: Lula perde mais uma chance de se reposicionar por fala sobre Israel

Ao dizer que não mencionou o Holocausto ao comparar os ataques de Israel aos palestinos na Faixa de Gaza, Lula desperdiça a chance de rever sua posição sobre o tema, disse o colunista Josias de Souza no UOL News desta quarta (28).

Lula não está habituado a esse remédio de reconhecer erros. Não se trata mais de um pedido de desculpas, mas de o Lula reconhecer que seria bom para ele se reposicionar em cena.

O repúdio dele à forma brutal como Netanyahu responde ao ataque terrorista do Hamas deve ser feito e é compartilhado por outros líderes mundiais. Mas é evidente que houve uma relativização. Lula teve mais uma oportunidade para se reposicionar em cena sem retirar a crítica absolutamente necessária a essa matança indiscriminada de civis palestinos em Gaza. O presidente perdeu mais uma oportunidade. Josias de Souza, colunista do UOL

Para Josias, Lula age corretamente ao repudiar as investidas de Israel à Faixa de Gaza, mas o presidente deveria reconhecer que passou do ponto ao comparar os ataques ao Holocausto, mesmo sem ter pronunciado o termo.

Lula faz bem em condenar e a diplomacia brasileira faz bem em levar essa posição aos foros internacionais, inclusive ao Conselho de Segurança da ONU.

Trata-se de render homenagens à civilidade, à inteligência, à História, reconhecer que exagerou na declaração, sem retirar um milímetro da crítica ao comportamento do Netanyahu e de sua máquina de guerra na Faixa de Gaza. Josias de Souza, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes