Kennedy Alencar

Kennedy Alencar

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Lula reitera crítica a Netanyahu e o acusa de genocídio

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou, durante entrevista exclusiva ao colunista do UOL Kennedy Alencar, suas críticas ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o acusou de genocídio contra mulheres e crianças. Trechos da entrevista foram mostrados em primeira mão no Análise da Notícia desta terça (27) e vão ao ar hoje, às 22h, no programa "É Notícia", na RedeTV!.

Lula não arredou pé do que disse (anteriormente). Ele disse que o que está acontecendo lá (na Faixa de Gaza) é um genocídio e mantém a comparação com a ordem do Hitler para matar judeus. Ele (Lula) fala: 'Eu não falei a palavra holocausto'. O holocausto não é só a ordem para matar, começou com a deslegitimação dos judeus como povo, são desumanizados, são expulsos das casas, propriedades são tomadas, são confinados em campos de concentração e em guetos, depois há uma política de extermínio, gás, forno, é um horror. Aquilo foi um ponto de virada de como a humanidade trata os direitos humanos. Lula mantém o que disse e não recua. Ele fala: 'É exatamente o que está acontecendo na faixa de Gaza. A gente não pode ser hipócrita, de achar que uma morte é diferente da outra'." Kennedy Alencar

Kennedy Alencar contou que o presidente Lula centra fogo em Netanyahu e ressalta que tem relações com Israel e respeito pelo povo judeu. Na entrevista, Lula voltou a falar que a solução para o fim do conflito é o cessar-fogo, o corredor humanitário e a solução de dois estados é no mesmo território, além de destacar o papel da ONU (Organização das Nações Unidas) nesse arranjo.

Não é só um lado que tem dor. Todo mundo tem dor. Primeiro, que eu separo bem. Sou o primeiro presidente da República a visitar o Estado de Israel, quando ninguém visitava, eu fui visitar Israel. Fiz muitas reuniões com o povo judeu. Muitas reuniões. Eu visitei kibutz. Fiz reuniões com pessoas que tinham família sequestrada agora. Eu nunca misturo o povo com o governo. Eu nunca misturo a atitude de um povo com a atitude de um governante. Nunca misturo. E o que eu quero dizer em alto e bom o seguinte: o primeiro-ministro de Israel está praticando genocídio contra mulheres e crianças. Esse é o dado histórico. Lula, em entrevista ao "É Notícia", da RedeTV!

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes