Conteúdo publicado há 26 dias

Embaixada da Hungria demite brasileiros após vídeo de Bolsonaro vazar

A Embaixada da Hungria demitiu dois funcionários após o vazamento de imagens que mostraram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no local durante o feriado de Carnaval.

O que aconteceu

Funcionários foram demitidos como punição pelo vazamento dos vídeos. A informação foi primeiramente divulgada pela CNN Brasil e confirmada pelo UOL.

O UOL conversou com um dos funcionários demitidos, que não quis se identificar. Ele confirmou sua demissão e de mais um colega brasileiro, mas não informou qual justificativa foi dada para a dispensa.

A representação diplomática tenta descobrir como os vídeos foram divulgados. Uma investigação foi aberta pela embaixada para apurar como os vídeos foram parar na imprensa, mas até agora não há uma conclusão sobre essa apuração.

O UOL procurou o Sindinações, sindicato dos trabalhadores de embaixadas e consulados no Brasil, que informou que ainda não chegou nenhum relato de demissão.

Imagens de Bolsonaro em embaixada foram divulgadas pelo jornal The New York Times. Após a divulgação, a defesa do ex-presidente confirmou ao UOL que Bolsonaro esteve na representação diplomática. Segundo o jornal americano, Bolsonaro buscava asilo político por temer que pudesse ser preso.

Ex-presidente ficou hospedado na representação diplomática por dois dias. Ele passou o período de 12 a 14 fevereiro no local após ter seu passaporte apreendido nas investigações sobre uma tentativa de golpe no Brasil.

Advogados dizem que hospedagem foi para "manter contato" com país amigo. "Nos dias em que esteve hospedado na embaixada magiar, a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações", diz nota da defesa do ex-presidente.

Deixe seu comentário

Só para assinantes