Conteúdo publicado há 27 dias

EUA: Louisiana obriga que escolas tenham 'Dez Mandamentos' em salas de aula

Uma lei que força as escolas públicas a terem cópias dos 'Dez Mandamentos' em salas de aula foi aprovada na Louisiana, nos Estados Unidos.

O que aconteceu

Projeto republicano obriga que escolas tenham um pôster com os 'Dez Mandamentos', escritos com fontes "grandes e legíveis". Todas as unidades de ensino, de creches públicas a faculdades estaduais, devem ter o pôster com o conjunto de regras.

Mandamentos são descritos em lei como "documentos fundamentais do nosso estado e governo nacional". A lei foi assinada pelo governador da Louisiana, o republicano Jeff Landry, que disse que "mal espera para ser processado". "Se você quiser respeitar o Estado de Direito", disse ele, "você precisa começar pelo legislador original, que foi Moisés".

Entidades se manifestaram contra a legislação. A União Americana pelas Liberdades Civis, e as organizações "Americanos Unidos pela Separação entre Igreja e Estado" e "Fundação para a Liberdade da Religião" soltaram nota conjunta contra a lei, afirmando que "viola a separação entre Igreja e Estado e é flagrantemente inconstitucional".

Autora de lei disse que "mandamentos eram prumo que formou leis americanas". Além disso, a republicana Dodie Horton afirmou que "pessoas de todas as esferas da vida, de todas as religiões, de todos os países têm que obedecer às leis do nosso país, sejam elas ofensivas ou não. Isso merece ser publicado e que nossos filhos vejam que Deus diz ser certo e tudo que Ele diz ser errado".

Os 'Dez Mandamentos' devem estar nas salas de aula no início de 2025. Segundo a CBS News, serão pagos com dinheiro de doação, não de fundos públicos.

Deixe seu comentário

Só para assinantes