Ex-comandante insinua que presidente sabia de tentativa de golpe na Bolívia

Momentos antes de receber voz de prisão, o ex-comandante do exército boliviano Juan José Zúñiga declarou em entrevista que o presidente Luis Arce teria sinalizado que era necessário "preparar algo" para levantar a popularidade, dando a entender que o líder tinha conhecimento sobre a tentativa de golpe de Estado desta quarta-feira (26).

O que aconteceu

Zúñiga disse que se reuniu há alguns dias com Arce e perguntou sobre, supostamente, fazer uso dos blindados de guerra. O depoimento foi dito em uma breve entrevista do ex-comandante à imprensa boliviana.

"Arce me disse que a semana ia ser crítica", disse. Momentos antes da prisão, o militar afirmou que o presidente sinalizou positivamente para usar a força visando "aumentar a popularidade". As declarações do militar têm potencial de alimentar o discurso da oposição de Arce, que alega um suposto "autogolpe".

No domingo, me reuni com o presidente. No domingo [o presidente] me disse que a semana estava f#da e que esta semana ia ser crítica. E que era necessário preparar algo para aumentar a popularidade. Devemos tirar o blindado, perguntei. Tira, disse. (...) Perguntei a ele se podemos retirar (os veículos militares), então ele (o presidente) respondeu que sim. Então, no domingo à noite, os veículos blindados começaram a sair. Seis cascavéis e seis Urutus, além de 14 Zetas do regimento Achacachi.
Juan José Zúñiga, em entrevista

O ex-comandante do exército não conseguiu concluir a fala e logo foi detido pela polícia boliviana. Até a publicação desta reportagem, o presidente da Bolívia não havia se pronunciado sobre a acusação de Zúñiga.

Deixe seu comentário

Só para assinantes