Conteúdo publicado há 1 mês

Sakamoto: Campanha de Trump age como Maduro; se não ganhar, é guerra

A campanha de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos usa a mesma estratégia de Nicolás Maduro na Venezuela ao insinuar que haverá guerra em caso de derrota, disse o colunista Leonardo Sakamoto no UOL News da manhã desta terça-feira (23).

O atual presidente norte-americano, Joe Biden, compartilhou um discurso de um político apoiador de Trump, que diz que, se o ex-presidente perder essa eleição, será necessária uma "guerra civil".

Esse tipo de discurso violento preocupa bastante. É um discurso que Trump usou: 'Se eu não ganhar, é fraude. Se eu não ganhar, vai acontecer o pior'. É um discurso que ele usou e abusou à exaustão em 2020, na sua tentativa de reeleição, e que agora tem muita gente que está fazendo isso por ele por procuração.

É uma situação preocupante, porque, neste caso, Trump age igual Nicolás Maduro. A campanha de Trump age que nem Nicolás Maduro: 'Se eu não ganhar, é guerra. Se eu não ganhar, é sangue. Se eu não ganhar, é tragédia. Se eu não ganhar, é desastre'. E não é. Uma democracia tem que garantir que haja vencedores e derrotados, e que quem perdeu vá para a oposição e esperam até a próxima eleição para chegar ao poder novamente.

Trump usa uma fórmula antiga, de governos autocráticos e ditadores, de que, se ele sair, as pessoas vão sofrer, vai ter violência e tudo de pior porque não será possível segurar a onda de violência que vai vir. Esse é o ponto: esses opostos se atraem, mas a campanha de Trump e Maduro se abraçam na ameaça à violência.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Continua após a publicidade