Em contagem paralela, oposição venezuelana vence com 4 mi de votos a mais

Mapas de votação —- atualizados até a tarde deste domingo (4) e feitos a partir da contagem paralela da oposição na Venezuela —- mostram que o opositor Edmundo González venceu a disputa contra o presidente Nicolás Maduro com uma vantagem de quase 4 milhões de votos no momento.

O que aconteceu

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE), um órgão controlado por Maduro, anunciou que o presidente foi reeleito, mas não apresentou nenhuma ata de votação depois de sete dias, conforme exige a lei local e a comunidade internacional.

A oposição recolheu atas de votação manualmente e elaborou uma contagem paralela. Até a tarde hoje, eram 7,15 milhões de votos para González, ou seja 67%, e 3,24 milhões para Maduro, isto é, 30%. Outros candidatos representaram 261 mil votos, ou 2,45%.

Um mapa interativo feito a partir desses dados foi publicado pela ONG de georreferenciamento "Venezuela 360". Confira o mapa aqui.

O mapa consolidou votos de 10,65 milhões de venezuelanos até a tarde deste domingo (4). Ainda faltam mesas de votação para serem contabilizadas.

Os dados originais foram obtidos pela campanha da oposição, do candidato González e da líder Maria Corina Machado.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.