Terremoto de magnitude 5,3 atinge cidades de Portugal
Um terremoto de magnitude 5,3 atingiu cidades de Portugal na madrugada de hoje.
O que aconteceu
Terremoto se originou no mar e foi sentido com maior intensidade em Setúbal. Moradores também relataram tremores em Lisboa, Porto e Coimbra.
Autoridades descartaram risco de tsunami. O epicentro foi localizado a 60 km da região de Setúbal, em alto mar, às 5h11 (horário local), segundo informou o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera). O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) estima profundidade de 17,5 quilômetros.
Foi o terremoto mais forte em Portugal desde 1969, segundo a mídia portuguesa. Outros três tremores também foram registrados: de 1,2, outro de magnitude 1,1 e o terceiro de 0,9.
Não há registro de vítimas ou danos materiais graves. Há apenas informação sobre uma possível fissura em edifícios de uma rua em Sesimbra, informou o comandante José Miranda, da Proteção Civil, à agência Lusa.
Terremoto também foi sentido em estúdio de TV. Imagens mostram a reação de apresentadores da CNN de Portugal durante o tremor.
A terra tremeu hoje em Portugal, com magnitude 5,3, sentido em várias regiões do país, com epicentro a cerca de 60 quilômetros a oeste de Sines, a uma profundidade de 16 quilômetros, sentido com maior intensidade em Setúbal e na Grande Lisboa, incluindo Cascais e o Tejo. pic.twitter.com/iNFZggrzDc
-- Eliana Lima (@elianalima) August 26, 2024
| #WATCH : Magnitude 5.1 Quake Strikes 74km SW of Setúbal and 7.7km SE of Lisbon, #Portugal .Reported#sismo #earthquake #earthquakeportugal https://t.co/oLcSwoX4UG pic.twitter.com/U2gEJSkL5m
-- Weather monitor (@Weathermonitors) August 26, 2024
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.