Padilha: Musk age como tresloucado para um empresário dependente de governo

Elon Musk age de forma tresloucada para um empresário que depende de governos para manter suas empresas bilionárias cumprindo seus contratos, afirmou o cineasta e comentarista José Padilha durante participação no UOL News 2ª Edição desta sexta-feira (30).

O X, empresa de Musk, não cumpriu decisão do ministro Alexandre de Moraes em indicar um representante legal no Brasil e foi suspenso do país.

Essa situação é mais complexa do que parece. (...) Vou lembrar o seguinte: na guerra da Ucrânia, a Ucrânia estava se comunicando via Starlink. E um ataque que a Ucrânia ia fazer ou tinha planejado fazer, o Elon Musk desligou a Starlink e a Ucrânia não conseguiu fazer aquele ataque. Isso ninguém ficou sabendo. Meses depois, em uma postagem no X, ele declarou que tinha feito isso, o que criou um desconforto no complexo militar americano.
José Padilha, comentarista do UOL News em Los Angeles (EUA)

Criou a ideia de que: 'espera, a gente depender do Elon Musk para ter o Starlink como comunicação militar não é uma coisa muito segura, porque o Elon Musk é um cara tresloucado e ele atrapalhou a Ucrânia em uma guerra'. Teve uma investigação no Congresso americano sobre isso e estão questionando muito os acordos que o complexo militar tem com Elon Musk que envolve não só os foguetes e satélites, mas também o uso do Starlink. José Padilha, comentarista do UOL News em Los Angeles (EUA)

Esse embate com o Brasil é mais um problema que o Elon Musk compra. Porque as pessoas que estão investigando ele no complexo militar americano vão começar a olhar [e dizer]: 'espera aí, ele vai brigar com o Brasil e vai abrir uma porta para a China?'. Ao bater no Brasil, no ministro [Moraes] e no Lula, Elon Musk está se enfraquecendo em uma possível briga interna aqui nos Estados Unidos que já está correndo no Congresso. Acho que ele corre um risco grande. José Padilha, comentarista do UOL News em Los Angeles (EUA)

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes