José Padilha: Papa Francisco pode influenciar eleição nos EUA?
Após o papa Francisco criticar Kamala Harris e Donald Trump e chamá-los de "contra a vida", o comentarista do UOL News José Padilha avaliou, durante o programa da sexta-feira (13), o real peso das declarações do pontífice na disputa eleitoral dos Estados Unidos.
O papa vai influenciar as eleições nos EUA? A resposta é não. Aqui é um país protestante, em sua maioria. As pessoas protestantes votam no Trump, em grande maioria, e não gostam do papa. Elas preferem o Trump ao papa. Nos EUA, os escândalos de pedofilia na Igreja Católica foram brutais, e a Igreja não se comportou perfeitamente bem nesse caso.
José Padilha
O pontífice igualou Trump e Kamala ao dizer que o republicano rejeita os imigrantes, enquanto a democrata é contra a criminalização do aborto. "Ambos são contra a vida, tanto o que expulsa os imigrantes quanto o que mata crianças. Ambos são contra a vida", declarou Francisco na sexta-feira (13), no avião que o levava de volta a Roma após uma viagem de doze dias pelo Sudeste Asiático e pela Oceania.
Para José Padilha, o papa pode se escorar em dogmas religiosos; os políticos, não.
Ao caracterizar Kamala como uma pessoa contra a vida e a favor do aborto, o papa está lavando as mãos. Kamala poderia perguntar ao papa qual a posição da Igreja sobre uma criança estuprada: ela tem que ter o filho? O papa pode se escorar em um dogma, mas o político, não. Político tem que lidar com esses casos espinhosos, não tem a prerrogativa de se escorar na proteção divina.
José Padilha
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
*Com informações da AFP
Deixe seu comentário