Conteúdo publicado há 3 meses

Voo da FAB com 228 brasileiros repatriados do Líbano chega a Guarulhos

O voo da Força Aérea Brasileira com 228 brasileiros que estavam no Líbano chegou à Base Aérea de Guarulhos neste domingo (6).

O que aconteceu

Avião pousou às 10h25 com 228 pessoas, entre tripulantes e repatriados. Entre os passageiros, há 10 crianças de colo e três animais de estimação.

Crianças foram as primeiras a desembarcar, carregando uma bandeira do Líbano. Na sequência, saíram outras pessoas carregando bandeira e usando blusas do Brasil. Todos comemoraram a chegada.

Repatriados foram recebidos pelo presidente Lula (PT). Ele chegou à Base Aérea de Guarulhos após votar nas eleições municipais em São Bernardo (SP), e recebeu o grupo com abraços.

Não deixamos ninguém para trás. Vamos tentar trazer todos os brasileiros e parentes de brasileiros que quiserem vir
Presidente Lula

Lula abraça repatriado do Líbano
Lula abraça repatriado do Líbano Imagem: Ricardo Stuckert / Presidência

Um dos passageiros do voo, identificado como Karim Halawi, contou à imprensa que foi visitar amigos e familiares no Líbano, mas que os bombardeios começaram no primeiro dia de viagem. "A Turkish Airlines parou as viagens e fiquei preso lá. Estamos vivos, graças a Deus, o medo passou, o difícil passou, agora estamos no fácil".

Cheguei a ver a morte quando as bombas estavam chegando perto, sentei dentro de casa, coloquei as mãos no ouvido e comecei a chorar esperando o momento que a casa fosse cair.
Karin estava no voo da FAB

Continua após a publicidade

Voo foi adiado uma vez por questões de segurança. O Itamaraty planejava que a aeronave da FAB saísse de Beirute na sexta-feira (4), e chegasse ao Brasil no sábado (5). A missão, no entanto, foi reprogramada devido à "necessidade de medidas adicionais de segurança para os comboios terrestres".

Cerca de 500 devem ser repatriados por semana

Avião decolou às 14h12 de Guarulhos para buscar mais um grupo de brasileiros no Líbano, informou a FAB. A aeronave fará uma escala em Lisboa para abastecer e seguirá para Beirute. O voo direto até Portugal deve durar 9h20.

FAB prevê o resgate de 500 brasileiros por semana. Os pedidos de ajuda foram feitos por cerca de 3.000 brasileiros que moram no Líbano devido à escalada de ataques na região. O país tem a maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio, com 21 mil residentes.

Resgates iniciais vão priorizar brasileiros que não são residentes do Líbano. "Com base nisso e com a disponibilidade de lugares nos aviões, estamos trabalhando e organizando as listas", declarou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Operação será semelhante à que resgatou brasileiros da Faixa de Gaza. "Estamos repetindo o que foi feito de outubro a início desse ano com relação aos brasileiros que estavam na Palestina e em Israel. Foi uma operação bem sucedida", recordou.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.