Trump ameaça multar México caso país não impeça imigração aos EUA
Em comício na cidade de Raleigh, na Carolina do Norte, o candidato republicano Donald Trump afirmou que pretende multar o governo do México caso este não impeça a migração aos EUA.
O que aconteceu
Trump ameaçou México com tarifas por imigração. "Mas agora temos uma nova presidente do México. Supostamente — uma mulher muito simpática, dizem. Ainda não a conheci, e vou informá-la, no primeiro dia ou antes, que se não pararem essa investida de criminosos e drogas vindo ao nosso país, vou imediatamente impor uma taxa de 25% sobre tudo que exportarem aos Estados Unidos da América", afirmou o republicano.
Plano tem "100% de chance de funcionar", defende Trump. Ele ainda disse que essa tarifa sobre exportações mexicanas aumentará caso o governo de Claudia Sheinbaum não tome providências. O candidato afirmou que aumentará a tarifa para 50% sobre todas as importações, então 75% e mesmo 100%.
Candidato já realizou outras ameaças antes. Durante seu mandato como presidente, Donald Trump afirmou que iria fechar a fronteira com México completamente. Na campanha deste ano, ameaçou realizar deportações em massa de imigrantes ilegais.
México é o segundo maior fornecedor dos Estados Unidos. Conforme o Escritório do Representante Comercial dos EUA, o México forneceu 454,8 bilhões de dólares em bens para o mercado estadunidense, abaixo apenas da China. Os Estados Unidos, por sua vez, são os maiores parceiros comerciais do México — cerca de 78% das exportações mexicanas são direcionadas ao país vizinho.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.