Após derrota, festa de Kamala fica esvaziada e com eleitores desolados

A vice-presidente Kamala Harris, que planejava passar a noite de apuração da eleição na Universidade Howard, em Washigton D.C, optou por não comparecer ao evento da terça-feira (5).

O que aconteceu

Após o anúncio, a multidão que se concentrava no local passou a se dispersar gradualmente. A atmosfera de comemoração dos apoiadores no início também foi se perdendo depois que Donald Trump venceu em dois estados decisivos.

Ainda quando a apuração não estava definida, eleitores faziam danças e cantavam por Kamala. A festa também contava com muitos estudantes da própria Universidade, mas o clima foi se alterando ao longo da noite.

Os poucos que ficaram até o final da apuração demonstravam a decepção com os resultados. "As pessoas estão ficando cada vez mais ansiosas, mas ainda há um caminho. Ainda estou me segurando nisso, mas esta não é a noite que queríamos'', disse Lindy Li, arrecadadora de fundos democrata à BBC.

A ausência de Harris em sua própria festa de campanha lembrou a eleição de 2016. Na ocasião, a então candidata democrata Hillary Clinton escolheu não discursar em seu evento no Javits Center, em Nova York, depois que ficou claro que ela seria derrotada por Trump.

Apoiadores reagem aos resultados das eleições durante um evento na noite da eleição para a vice-presidente dos EUA e candidata presidencial democrata Kamala Harris na Universidade Howard em Washington, DC, em 5 de novembro de 2024
Apoiadores reagem aos resultados das eleições durante um evento na noite da eleição para a vice-presidente dos EUA e candidata presidencial democrata Kamala Harris na Universidade Howard em Washington, DC, em 5 de novembro de 2024 Imagem: ANGELA WEISS/AFP
Cadeiras e lixo ficam em um campo vazio após a festa de vigília da noite da eleição para a candidata presidencial democrata, a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, na Universidade Howard em 06 de novembro de 2024 em Wshington, DC
Cadeiras e lixo ficam em um campo vazio após a festa de vigília da noite da eleição para a candidata presidencial democrata, a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, na Universidade Howard em 06 de novembro de 2024 em Wshington, DC Imagem: KENT NISHIMURA/Getty Images via AFP

Trump vence e voltará à Casa Branca após 4 anos

O republicano Donald Trump será o próximo presidente dos Estados Unidos após conquistar mais de 270 delegados no colégio eleitoral, segundo projeção não oficial, mas historicamente aceita, feita por serviço elaborado por estatísticos a pedido de institutos e meios de comunicação. A vitória foi cravada às 7h32 (horário de Brasília), quando o republicano garantiu 276 delegados.

Continua após a publicidade

Nos Estados Unidos, a apuração é de responsabilidade de cada estado, ou seja, a contagem pode demorar semanas. Com isso, a projeção permite saber com antecedência quem será o vencedor. Vitórias na Geórgia e na Pensilvânia foram decisivas.

Vencedor em 2016, o magnata perdeu as eleições de 2020 para Joe Biden e volta à Casa Branca após 4 anos, consolidando-se como "dono" da direita norte-americana. O vice-presidente é JD Vance.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.