Andreza Matais

Andreza Matais

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Após EUA, próxima disputa entre esquerda e direita será no Uruguai

Após a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, a próxima disputa entre direita e esquerda será no Uruguai. Candidatos dos dois polos se enfrentarão no segundo turno, no próximo dia 24 de novembro.

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, chegou a essa etapa da disputa em vantagem. Com o apoio do ex-presidente Pepe Mujica, aliado do presidente Lula, ele recebeu 43,9% dos votos.

Álvaro Delgado, recebeu 27%, mas analistas políticos consideram que ele pode herdar os votos do terceiro colocado, Andrés Ojeda, que teve 16,86%.

Delgado tem o apoio do atual presidente, Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional.

Na Romênia, a ultranacionalista Diana Sosoaca foi impedida de disputar, mas seu partido, o SOS Romênia, elegeu duas cadeiras no Parlamento Europeu.

O primeiro-ministro social-democrata de esquerda, Marcel Ciolacu, deverá passar ao segundo turno. Os principais nomes de direita na disputa são Nicolae Ciucă, do Partido Nacional Liberal (PNL), que já foi primeiro-ministro. E George Simion da Aliança para a União dos Romenos (AUR), que tem posições ultranacionalistas e populistas.

A eleição ocorre em dois turnos, nos dias 24 de novembro e 8 de dezembro.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.