Cuba é atingida por terremotos enquanto se recupera de furacão
Cuba foi atingida por dois terremotos neste domingo (10) enquanto ainda se recupera dos estragos causados pelo furacão Rafael, que deixou a ilha sem luz por dois dias. As informações são da agência AFP.
O que aconteceu
Serviço dos EUA registrou tremores de terra que atingiram a ilha. O serviço Geofísico dos EUA registrou um tremor de magnitude 5,9 na escala Richter, seguido por outro de 6,8. Tremores foram sentidos em várias províncias da ilha caribenha, segundo a AFP.
Tremor foi registrado em todas as províncias do leste, bem como em Camagüey e Ciego de Avila (no centro). Informações são do jornal oficial Granma, sem relatos de perda de vidas. Tremor de magnitude 6,8 atingiu 23,5 quilômetros abaixo do oceano, apenas algumas horas após o primeiro terremoto de magnitude 5,9, que foi sentido em várias partes do país.
Centro Nacional de Pesquisas Sismológicas de Cuba e as autoridades de Santiago de Cuba confirmaram terremoto. Autoridade local afirmou que um "terremoto de 5,4 graus na escala Richter perceptível no leste de Cuba" e que "Há registros de tremores secundários", informou o canal oficial de televisão Caribe.
Furacão e falta de luz
A AFP ouviu um moradores de Cuba sobre os tremores. "Aqui as pessoas saíram rapidamente para as ruas porque o solo se moveu com muita força", disse à agência por telefone Andres Perez, um aposentado de 65 anos que mora no centro de Santiago de Cuba. "Foi muito forte, minha esposa está muito nervosa", acrescentou.
O país ainda se recupera do impacto do furacão Rafael. De categoria 3, ele atingiu o oeste do território na quarta-feira (6) e atravessou a ilha em cerca de duas horas e meia antes de seguir para o Golfo do México, causando danos e uma falta de energia generalizada na ilha. O furacão perdeu força no Golfo do México, segundo autoridades americanas.
Nos últimos dias a maior parte da população voltou a ter luz elétrica, mas ainda se recupera dos danos materiais causados pelo furacão. Segundo as autoridades, a passagem do furacão Rafael não deixou mortos.
Ilha foi atingida por outro terremoto em outubro. Um terremoto de magnitude 5,1 foi registrado em 17 de outubro em Santiago de Cuba, sem danos, segundo a AFP.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.