Itália, Turquia França: Lula se reúne com 11 chefes de Estado neste domingo
A agenda do presidente Lula (PT) deste domingo está repleta de reuniões bilaterais com chefes de Estado. No total, ele vai conversar com líderes de 11 países que foram ao Rio de Janeiro para participar da cúpula do G20, na segunda (18) e na terça-feira (19).
O que aconteceu
Lula marcou reuniões no Forte de Copacabana. As conversas entre o presidente e os líderes serão feitas em uma sala no Forte de Copacabana, que fica em frente ao hotel onde Lula está hospedado.
África do Sul inaugura agenda. Próximo país a sediar o G20, em 2025, a África do Sul abre a agenda de Lula. A conversa com o presidente Cyril Ramaphosa está marcada para as 10h30.
Encontros duram cerca de 50 minutos. As conversas estão previstas para durar menos de uma hora. Normalmente, tradutores participam dessas reuniões.
Lista inclui Giorgia Meloni, da extrema-direita da Itália. A reunião com a primeira-ministra está marcada para as 12h10. Lula também se reunirá com o autocrata Recep Tayyip Erdo?an, presidente da Turquia.
Príncipe está na lista. O príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Sheikh Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nayan está na lista de conversas. E também o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim; o presidente do Vietnã, Pham Minh Chinh; o de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço; e o do Egito, Abdel Fattah El-Sisi.
Acordo entre União Europeia e Mercosul pode entrar na pauta. Às 15h, Lula tem uma reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. O acordo comercial entre União Europeia e Mercosul pode ser debatido entre eles.
Antes, Lula participa de evento com prefeitos. Ele estará na sessão de abertura do Urban 20, iniciativa do Grupo C40 de Grandes Cidades.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.