Cem caminhões que levavam alimentos para refugiados em Gaza são roubados
Aproximadamente 100 caminhões que levavam alimentos à Gaza foram violentamente saqueados neste sábado (16), disseram fontes à Reuters.
O que aconteceu
O comboio, com 109 caminhões, foi atacado após atravessar a Faixa de Gaza. Ele transportava alimentos fornecidos pela UNRWA (Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente) e pelo Programa Mundial de Alimentos.
98 caminhões foram perdidos e alguns motoristas ficaram feridos durante o incidente. À Reuters, Louise Wateridge, autoridade sênior de emergência da UNRWA, disse que o comboio foi instruído por Israel a partir antes do programado e por uma rota desconhecida da passagem de Kerem Shalom.
"Esse incidente destaca a gravidade dos desafios de acesso para levar ajuda ao sul e ao centro de Gaza", afirmou. Um porta-voz do Programa Mundial de Alimentos também confirmou o incidente e afirmou que muitas rotas em Gaza estão intransponíveis devido à falta de segurança.
Um funcionário da ONU disse na sexta-feira (15) que o acesso à ajuda humanitária em Gaza chegou a um ponto preocupante. As entregas para a região norte são praticamente impossíveis.
A guerra em Gaza começou em 7 de outubro de 2023. Milicianos islamitas mataram 1.206 pessoas, a maioria civis, no sul de Israel e sequestraram 251, segundo uma contagem da AFP baseada em dados oficiais israelenses.
(Com Reuters e AFP)