Jovem é encontrado após sobreviver 50 dias sozinho em floresta no Canadá
Do UOL, em São Paulo
28/11/2024 21h11Atualizada em 28/11/2024 21h16
Sam Benastick, de 20 anos, foi encontrado após passar 50 dias no parque Redfern-Keily, no Canadá. Ele estava acampando sozinho e foi dado como desaparecido em 19 de outubro.
O que aconteceu
Jovem enfrentou temperaturas de -20°C e nevasca. Ele teria saído de casa em 7 de outubro para acampar e pescar por dez dias no parque Redfern-Kelly. Entretanto, não retornou ao fim da viagem. Sua família considerou que estava desaparecido e começou a procurá-lo com a polícia e outros 120 voluntários.
Parque é inóspito e possui vários perigos. A organização do lugar informa a viajantes que não há água potável e poucos abrigos, e os perigos incluem mudanças rápidas de temperatura e ursos que vivem na região.
Voluntário de buscas aponta "condições incrivelmente desafiadoras". Em entrevista ao site canadense CBC, Adam Hawkins disse que a sobrevivência de Benastick é "nada menos que milagrosa". Ele aponta que o terreno é muito irregular, e havia pelo menos 15 centímetros de neve no chão.
Jovem diz que não conseguir pegar um peixe. À polícia, afirmou que ficou em seu carro por alguns dias e depois caminhou até um riacho, na encosta da montanha, onde acampou por entre 10 e 15 dias. Depois desceu o vale e construiu um acampamento próximo a um riacho.
Trabalhadores encontraram Benastick por acaso na última terça-feira (26). A polícia local informou que dois homens estavam indo a um dos lagos do parque a trabalho quando encontraram um homem vindo à sua direção, usando bastões de caminhada e com os dedos congelados. Era o jovem desaparecido, que colapsou ao ser resgatado. Ele está internado um hospital na cidade de Fort Nelson enquanto se recupera.