Topo

Tempo melhora em São Paulo, mas Defesa Civil mantém alerta de baixa temperatura

Do UOL, em São Paulo

26/07/2013 16h04

Segundo dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), as temperaturas em São Paulo subiram em média 2°C em relação ao dia mais frio em 52 anos, que ocorreu na última quarta-feira (24). A cidade registra nesta sexta-feira (26) uma média de 13ºC. Mesmo assim, a Defesa Civil manteve o estado de alerta para baixas temperaturas, emitido dois dias atrás.

Isso ocorre, de acordo com o CGE, porque a sensação térmica em São Paulo continua baixa – entre 5°C e 8°C nesta tarde. O tempo fechado, a garoa em alguns pontos da cidade e ventos vindos do mar estão entre os fatores que contribuem para manter essa “impressão" de mais frio do que a temperatura marcada nos termômetros.

No dia mais frio em 52 anos em São Paulo, 11 mil pessoas foram abrigadas nos 63 centros de acolhida da rede socioassistencial em São Paulo, segundo a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Durante a Operação Baixas Temperaturas, que será realizada até outubro, os centros contam com mais vagas emergenciais, além das nove mil vagas fixas.

Durante toda a sexta-feira, ainda pode ocorrer chuviscos e chuva leve, especialmente nas zonas norte, centro e extremo leste de São Paulo.

Previsão para o final de semana

A massa de ar frio começa a perder força nos próximos dias e as temperaturas voltam a se elevar lentamente. Segundo o CGE, o sábado (27) começa com céu parcialmente nublado e termômetros em torno dos 9ºC. Ao longo do dia a quantidade de nuvens varia, mas não há previsão de chuvas.

O sol pode aparecer por maior tempo, mas não vai predominar totalmente. As temperaturas, no entanto, podem se elevar até a máxima chega aos 18ºC. As taxas de umidade relativa do ar ficam em níveis confortáveis e podem variar entre 60% e 95%.

O domingo (29) promete ser ensolarado e com poucas nuvens ao longo do dia. O amanhecer ainda começa com temperaturas baixas, por volta dos 9ºC. Não há previsão de chuva para a região metropolitana de São Paulo e capital.

A máxima durante a tarde pode chegar aos 20ºC. Há grande probabilidade para a formação de nevoeiros isolados ao amanhecer, condição que restringe a visibilidade nos aeroportos e rodovias. Os índices de umidade relativa do ar declinam um pouco mais e variam entre 40% e 90%.