Elas estão por perto: pra onde vão as baratas no frio e como evitá-las?
As baratas são comumente associadas ao calor e à chuva. Isso porque, segundo reportagem do jornal La Nación, elas não conseguem gerar o seu próprio calor, e a chuva é essencial porque elas precisam de água para sobreviver. Mas o que acontece com esses artrópodes nos meses mais frios e secos?
Com uma história que remonta a centenas de milhões de anos, as baratas sobreviveram a cataclismos ecológicos que extinguiram outras espécies. Isso mostra que elas têm capacidade de se adaptar e sobreviver a uma variedade de climas. Muitas espécies inclusive conseguem tolerar baixas temperaturas até certo ponto.
Mas no geral, no frio, elas optam por diminuir sua atividade e se resguardam em espaços quentes e secos, por isso são menos vistas, diz outra reportagem do El Universal. Mesmo assim, elas podem viver, comer e reproduzir nas residências sem os próprios moradores saibam.
A presença delas não significa que a casa está suja. Mesmo em uma residência que é limpa e organizada com regularidade, as baratas conseguem encontrar comida e água sem grandes problemas. Além disso, são animais bastante engenhosos e podem entrar em locais fechados de diversas formas. Porém, a falta de higiene pode, sim, atrair ainda mais baratas em busca de alimento para dentro das casas.
Elas podem causar problemas de saúde em casos de locais com infestação. Algumas pessoas podem ter sintomas de alergia e asma por respirar a pele ou resíduos desses artrópodes.
A seguir, veja algumas formas de evitar a presença desse visitante indesejado mesmo durante a época de frio:
Não deixe o lixo acumular em casa durante dias, especialmente se houver restos de alimento;
Não mantenha jornais ou caixas de papelão na cozinha, pois são o habitat perfeito para as baratas;
Lave as vasilhas após o uso;
Mantenha limpa a geladeira, o micro-ondas, o forno e outros eletrodomésticos onde podem ter ficado restos de comida;
Limpe com frequência o chão, os armários e a bancada da cozinha;
Verifique se não há fissuras no chão e nos móveis por onde podem entrar as baratas ou outros insetos;
Cheque se as tubulações da casa estão em boas condições;
Se tiver um sótão, verifique e retire possíveis locais de umidade.
.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.