Já ouviu som de baleia-jubarte? Instituto registra pela primeira vez no Rio
Pela primeira vez, o som de baleias-jubarte foi captado na costa da cidade do Rio de Janeiro.
O que aconteceu
Registro inédito no Rio. A equipe do projeto Vida Livre Baleias registrou os sons característicos da época de acasalamento das baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) pela primeira vez no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (24).
Sons podem indicar retorno do estado como área de reprodução e procriação. Normalmente, as jubarte saem da Antártica para acasalar no Sul da Bahia.
Apenas os machos da espécie cantam. Os sons podem ser graves ou agudos.
Resultado inédito da gravação emocionou pesquisadores e ambientalistas experientes. "É o primeiro registro. Eu estou toda arrepiada", diz a fotógrafa e ambientalista Bia Hetzel, coordenadora de imagens do projeto Vida Livre Baleias, em vídeo publicado nas redes.
Instituto vai ampliar pesquisa. Vida Livre, que criou o projeto, vai ampliar a pesquisa do comportamento dos animais, em parceria com UFRJ.
Nos emocionamos juntos ao saber que as baleias estão cantando nas águas cariocas. Essa é uma evidência que comprova que o mar do Rio vem se tornando cada vez mais importante para esses animais preciosos. Bia Hetzel, fotógrafa e ambientalista
Instituto faz pesquisa com sete espécies. O Vida Livre Baleias é um projeto de expedições de pesquisa científica para a conservação das sete espécies de cetáceos do Rio de Janeiro.
Expedições já catalogaram golfinhos. O projeto Instituto Vida Livre tem realizado expedições desde o dia 14 de junho, com equipes de pesquisadores para observação de baleias. No primeiro dia, eles catalogaram mais de 50 golfinhos-nariz-de-garrafa.
Deixe seu comentário