Topo

Ubatuba instala 200 contêineres para verão, mas moradores falam em sujeira

Daniel Leite

Do UOL, em Taubaté (SP)

25/12/2014 17h45

Mesmo não tendo sofrido tanto com as chuvas nos últimos dias, como aconteceu em São Sebastião, onde praias e ruas estão cheias de sujeira após os alagamentos, a cidade de Ubatuba, também no Litoral Norte paulista, está com problemas na limpeza urbana após a chegada dos turistas, depois do dia 20. E isso tende a se agravar porque o movimento vai aumentar no Réveillon, dizem autoridades locais.

A prefeitura prometeu uma grande operação para manter a cidade limpa. O problema é que o trabalho concentra-se na Praia Grande e alguns outros pontos. Com isso, os moradores estão indignados com a sujeira em diferentes partes do município, que espera receber, até o final de janeiro, cerca de 1 milhão de turistas.

Em muitos bairros há sujeira espalhada, à espera da coleta. Sérgio Maré tirou uma foto de muita sujeira embaixo de uma árvore. "Viram a decoração de Natal de Ubatuba? Deixou Gramado e Campos do Jordão no chinelo", escreveu em uma rede social, ironizando a situação da cidade litorânea.

Segundo a administração municipal, 200 contêineres foram instalados para ajudar no recolhimento do lixo. Desses, 180 estão na Praia Grande, a mais conhecida e frequentada de Ubatuba.

O governo afirma que a intenção é evitar o acúmulo de lixo pelas ruas comum nessa época. O secretário de obras, Mauro Bezerra, disse a coleta nos contêineres será ininterrupta. "Avisamos o pessoal para nos informar quando a caçamba estiver cheia. Passaremos para recolher sempre que necessário", conta Bezerra.

Quem vai ao local, porém, diz que não está adiantando muito porque os contêineres estão do lado oposto da praia. "Gostaria de dar nota 10 para quem teve a ideia de colocar as lixeiras na Praia Grande, mas um 3 pra quem resolveu colocá-las do lado contrário ao da praia. Para o brasileiro jogar lixo no local certo já é difícil, imagina ainda ter que atravessar a rua", disse Domingos Salles.

Segundo a prefeitura, até o final de janeiro deverão ser recolhidas 6 mil toneladas de lixo na cidade. Isso dá uma média de 150 mil quilos por dia. No mesmo período, fora da alta temporada, o normal seriam 2,2 toneladas, ou, 55 mil quilos diariamente.

A respeito dos contêineres, a prefeitura havia informado, na semana  passada, quando os instalou, que trata-se de um teste. Se der certo, parte deles será mantida na praia após fim da temporada. A prefeitura foi procurada por telefone e por e-mail.