Topo

Nova espécie de perereca é descoberta em Jundiaí (SP)

Divulgação
Imagem: Divulgação

Da Pesquisa Fapesp

22/05/2015 06h00

As águas transparentes de riachos da serra do Japi, ao lado de Jundiaí, no interior de São Paulo, acabam de revelar uma nova espécie de perereca: a Hylodes japi, que tem um comportamento reprodutivo bastante peculiar.

Quando um macho atrai uma parceira, ele a conduz para a câmara que escavou na areia do fundo do riacho, em meio às pedras, com uma entrada estreita por onde o casal entra (um de cada vez) para fertilizar os ovos e depositá-los.

O biólogo Fábio de Sá descobriu a espécie durante seu mestrado, feito sob a orientação de Célio Haddad, na Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Rio Claro (Herpetologica, março de 2015). Tempos antes, o próprio Haddad já tinha encontrado animais dessa espécie, mas os identificado como sendo de outra, semelhante.

A identificação não é a única novidade. “Além de ser bastante raro de ser observado, esse comportamento reprodutivo só era conhecido para peixes, até ser descrito para algumas outras espécies dessa família de anfíbios”, conta Sá.

O nome científico da perereca é uma homenagem ao único lugar onde foi achada: uma floresta preservada por um parque estadual. O local está sob a ameaça constante de cidades populosas da vizinhança – o parque está no município de Jundiaí e a cerca de 60 quilômetros do centro de São Paulo. Em tupi, japi significa nascentes, justamente os habitats naturais da nova espécie.