Topo

Rã transparente é descoberta na Costa Rica

A nova espécie de rã, batizada de Hyalinobatrachium dianae, foi descoberta por especialistas do Centro de Pesquisas de Anfíbios da Costa. A nova espécie habita os bosques tropicais úmidos entre 400 e 900 metros acima do nível do mar - Brian Kubicki /AP
A nova espécie de rã, batizada de Hyalinobatrachium dianae, foi descoberta por especialistas do Centro de Pesquisas de Anfíbios da Costa. A nova espécie habita os bosques tropicais úmidos entre 400 e 900 metros acima do nível do mar Imagem: Brian Kubicki /AP

21/04/2015 18h37

Uma nova espécie de rã, com o ventre transparente e que se parece com Caco, o Sapo, dos Muppets, foi descoberta recentemente por pesquisadores nas montanhas da Costa Rica, revela o site de um centro de pesquisas nesta segunda-feira.

A Hyalinobatrachium dianae - nome científico na nova rã - foi descoberta pelos especialistas do Centro de Pesquisas de Anfíbios da Costa Rica Brian Kubicki, Stanley Salazar e Robert Puschendorf, segundo o site o organismo.

A nova espécie habita os bosques tropicais úmidos a entre 400 e 900 metros acima do nível do mar, segundo os pesquisadores.

Entre as características da Hyalinobatrachium dianae estão um dorso verde uniforme e um peritônio transparente que permite observar os órgãos internos da rã.

A pequena rã tem cerca de 2,5 centímetros, pernas grandes e finas, uma íris branca e um focinho que lembra o famoso personagem Caco, o Sapo (ou Kermit), do programa infantil "Os Muppets".

Os especialistas do Centro de Pesquisas de Anfíbios consideram que ainda há muita informação a apurar sobre a nova espécie, mas consideram que suas características diferem de maneira significativa de outras espécies de seu próprio gênero.