Milhares de peixes aparecem mortos em águas do Rio de Janeiro

Do UOL, em São Paulo

  • Pablo Jacob / Ag O Globo

    Peixes aparecem boiando junto a lixo na Baía de Guanabara

    Peixes aparecem boiando junto a lixo na Baía de Guanabara

Milhares de peixes surgiram mortos na superfície de águas do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (13). Os animais apareceram boiando junto a lixo na Baía de Guanabara, na região da Ilha do Governador. 

De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) foi mobilizado para apurar denúncias de uma mortandade de peixes na área. A equipe do instituto realizou uma vistoria na praia do Galeão e na Ilha do Governador, em área próximo ao aeroporto.

Marcelo Dias/Futura Press/Estadão Conteúdo
Peixes mortos apareceram nas águas do Rio de Janeiro

Os técnicos encontraram muito lixo, tanto na água quanto na areia da praia. Além disso, foi verificada uma "quantidade considerável de peixes mortos da mesma espécie, sardinha 'boca-torta'". Segundo nota da secretaria, tal peixe tem baixo valor comercial e é descartado por barcos comerciais pesqueiros.

Mesmo com a suspeita de descarte, técnicos recolheram amostras da água. Os resultados devem sair em cinco dias, mas a vistoria alega que nenhuma anormalidade visual na água foi constatada, além do lixo flutuante. A secretaria ainda diz que a retirada dos dejetos é de responsabilidade da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana).

Marcello Dias/Futura Press/Estadão Conteúdo
Espécie sardinha "boca-torta" é normalmente descartada por pescadores, segundo secretaria

O Rio de Janeiro tenta evitar ao máximo polêmicas em relação à qualidade de suas águas em 2016. A cidade sedia os Jogos Olímpicos com competições aquáticas em locais como a própria Baía de Guanabara e a lagoa Rodrigo de Freitas 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos