Floresta fóssil de 270 milhões de anos é encontrada no Piauí

Divulgação/Universidade Federal do Piauí

Aliny Gama

Em Maceió

07/09/2016 06h00

Uma floresta fóssil com cerca de 70 troncos de árvores fossilizadas há 270 milhões de anos foi descoberta no município de Altos (PI), região metropolitana de Teresina, por pesquisadores da UFPI (Universidade Federal do Piauí) e da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Esta é a segunda floresta fóssil encontrada no Piauí e, segundo o estudo publicado na revista Pesquisas em Geociências, reforça a tese de que parte da região Nordeste era coberta por uma densa floresta de árvores de grande porte, parentes de pinheiros e araucárias.

árvores fóssil - Divulgação/Universidade Federal do Piauí  - Divulgação/Universidade Federal do Piauí
Imagem: Divulgação/Universidade Federal do Piauí
 A floresta fóssil de Altos, denominada "Sítio Paleobotânico São Benedito", apresenta significativa quantidade de troncos gimnospérmicos de grande porte da Formação Pedra de Fogo, do período Permiano.

As plantas fossilizadas, que possuem caules de até 1,80 m de diâmetro, estão dispostas em uma área de difícil acesso, a 19 km do centro da cidade de Altos. O sítio está recoberto por densa mata de cocais, o que dificultou o trabalho de prospecção na área.

árvore fóssil - Divulgação/Universidade Federal do Piauí  - Divulgação/Universidade Federal do Piauí
Imagem: Divulgação/Universidade Federal do Piauí
 Pesquisadores acreditam que ainda exista material no local que não foi descoberto, pois grande parte das plantas fossilizadas está exposta de forma parcial no solo.

"Estima-se que a quantidade de troncos fósseis possa ser ainda maior. Esses são encontrados em sua maioria na posição horizontal, rolados no solo, visivelmente sem ramos ou outros órgãos vegetais conectados”, afirma a pesquisa.

O estudo ressalta ainda que algumas árvores estão em posição que indica que estavam de pé e vivas quando foram fossilizadas por material que continha sílica.

Acesso ao local onde estão os troncos fossilizados no Sítio Paleobotânico São Benedito
Imagem: Divulgação/Universidade Federal do Piauí

Floresta fóssil se estende pelo Nordeste

Existem outras duas grandes ocorrências de madeiras fósseis descritas para o Permiano na bacia do Parnaíba: o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins, situado em Filadélfia (TO), e a Floresta Fóssil do Rio Poti, nas margens e junto ao leito do rio Poti, na área urbana de Teresina (PI).

A floresta fóssil de Altos é da Era Paleozoica, mesma idade da floresta fóssil de Teresina.

Pesquisadores informaram que a concentração de troncos fossilizados no Sítio Paleobotânico São Benedito supera a da floresta fóssil de Teresina e demonstra o grande potencial que existe para o desenvolvimento de estudos paleobotânicos na bacia.

“Trata-se de um sítio paleontológico, uma floresta fóssil que enriquece bastante o patrimônio do Piauí e do Brasil. Este sítio constitui uma fonte de estudos através dos quais aprenderemos mais sobre o passado remoto do Brasil”, destaca Juan Carlos Cisneros.

Conhece a Serra da Capivara?

UOL Notícias