Em cena rara, mãe brinca com onça-pintada nascida após anos de tentativas
Com sete meses de idade, a pequena onça-pintada Cacau é o primeiro caso de nascimento em cativeiro da espécie na região sul do país. Segundo o Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu (PR), foram mais de 14 anos de tentativas até o nascimento da primeira oncinha.
A filhote vive na unidade de conservação paranaense com a mãe Nena, de três anos, que foi doada pelo Criadouro Científico Instituto Onça-Pintada, de Goiás. O pai Valente, de nove anos, vive separado das duas fêmeas, já que ele não desenvolve instintos para cuidar do filhote e pode machucá-lo.
Para garantir a boa alimentação da oncinha Cacau, como afirma o Refúgio Biológico Bela Vista, a Nena come carne vermelha e de frango com suplemento vitamínico mineral. São duas porções de cerca de 3 quilos de comida por dia.
Já a bebê onça, que mamou até os quatro meses, atualmente se alimenta junto com a mãe. Come em torno de 1,5 quilo de carne, duas vezes por dia. A mudança da dieta entre a mamada e o alimento sólido é feita de forma gradativa pela própria mãe.
O nome da oncinha foi escolhido por votação popular na internet.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.