Topo

STF convoca reunião sobre uso de fundo da Lava Jato contra queimadas

12.abr.2018 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do Supremo Tribunal Federal, em Brasília, na tarde desta quinta-feira - Lucio Tavora/Estadão Conteúdo
12.abr.2018 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do Supremo Tribunal Federal, em Brasília, na tarde desta quinta-feira Imagem: Lucio Tavora/Estadão Conteúdo

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

26/08/2019 18h46

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes convocou uma reunião nesta quarta-feira (28) para discutir a proposta de usar no combate às queimadas na Amazônia parte do dinheiro do fundo bilionário constituído a partir do acordo entre a Petrobras e a força-tarefa da Lava Jato no MPF (Ministério Público Federal) de Curitiba.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, apoiam a proposta. Moraes é o relator no STF das ações que contestam a constituição do fundo pela Lava Jato, no valor estimado de R$ 2,5 bilhões.

Para a reunião na quarta-feira, no STF, o ministro convocou representantes da Secretaria de Governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), da PGR (Procuradoria-Geral da República), do Ministério da Economia, da AGU (Advocacia-Geral da União) e da Câmara dos Deputados.

A proposta de utilizar os recursos do fundo nasceu após a intensificação dos incêndios este mês na Amazônia. Alguns focos das queimadas estão sob investigação da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público sob a suspeita de serem resultado uma ação criminosa planejada.