Topo

Espanha destinará 1,35 bilhão de euros a partir de 2025 para fundo climático

01/11/2021 16h18

Glasgow (R.Unido), 1 nov (EFE).- O presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou nesta segunda-feira antes da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) o compromisso do país de aumentar sua contribuição para o Fundo Verde para o Clima em 50% até atingir 1,35 bilhão de euros por ano a partir de 2025.

Este fundo é constituído por contribuições das nações mais industrializadas aos países em desenvolvimento, para ajudá-los a adotar medidas que favoreçam a luta contra as mudanças climáticas, e o compromisso da comunidade internacional é alocar 86 bilhões de euros.

Sánchez foi o primeiro dos líderes presentes à cúpula a falar perante o plenário após a sessão de abertura do evento, e enviou uma mensagem à comunidade internacional pedindo a uma maior ambição para alcançar os objetivos contra as mudanças climáticas.

Aumentar a ambição, disse ele, significa apoiar objetivos com recursos e, por isso, considerou que o cumprimento dos 86 bilhões de euros por ano será uma das "provas de fogo" da COP26.

"A Espanha fará a sua parte. Estamos empenhados em aumentar o financiamento do clima para chegar em 2025 com um aumento de 50% em relação ao nosso compromisso atual", disse Sánchez.

Um compromisso que, explicou, passa a atingir os 1,35 bilhão de euros anuais a partir desse ano.

Da mesma forma, como também recordou na cúpula do G20 realizada em Roma neste fim de semana, enfatizou que a Espanha atribuirá 20% dos seus direitos de saque especiais a países vulneráveis.

Isso implica, segundo Pedro Sánchez, que serão atribuídos desta forma um mínimo de 350 milhões de euros. EFE