Topo

Índia se compromete na COP26 a zerar emissões líquidas até 2070

01/11/2021 23h03

Glasgow (Reino Unido), 1 nov (EFE).- O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, se comprometeu nesta segunda-feira, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), a fazer a Índia alcançar a meta de zerar as emissões líquidas até 2070, duas décadas depois do objetivo estipulado pela ONU.

Esta é a primeira vez que a Índia, um país com cerca de 1,4 bilhões de habitantes, estabeleceu um prazo para a neutralidade de carbono, embora a sua meta esteja 20 anos atrás do objetivo global da cúpula, de avançar com a redução até 2050.

Em discurso no plenário dos líderes mundiais reunidos na COP26 em Glasgow, na Escócia, Modi anunciou também que a Índia pretende fazer com que metade do seu consumo de energia venha de fontes renováveis até 2030.

Durante esta década, o país pretende aumentar a sua produção de energia não proveniente de combustíveis fósseis em 500 gigawatts, além de reduzir as suas emissões de carbono em 1 bilião de toneladas.

Modi também pretende reduzir a utilização do carvão em 45% até 2030. O premiê disse que estes objetivos são uma "contribuição sem precedentes da Índia para a ação climática" e advertiu que os países ricos devem responder ao seu anúncio com um maior impulso no apoio financeiro.

"Se estamos elevando as nossas ambições na ação climática, a ambição global no financiamento climático não pode permanecer no mesmo nível que no Acordo de Paris de 2015", argumentou.

"A Índia espera que os países desenvolvidos disponibilizem US$ 1 bilhão sob a forma de financiamento climático o mais rapidamente possível", comentou.

O governante disse estar "convicto de que as decisões tomadas em Glasgow protegerão o futuro das gerações futuras e garantirão uma vida segura e próspera". EFE

gx/vnm