Johnson abre COP26 com apelo por ações urgentes contra a mudança climática
"Se fracassarmos, nossos filhos não nos perdoarão. Nos julgarão com amargura e terão razão", disse o premiê britânico, a 120 chefes de governo e Estado que estarão reunidos entre hoje e amanhã na cidade de Glasgow, na Escócia.
No discurso que abriu a COP26, Johnson recorreu à figura do agente secreto James Bond, ao fazer analogia das aventuras para salvar o mundo na ficção, com a ameaça real sofrida pelo planeta.
"Estamos quase na mesma posição de James Bond, exceto que a tragédia é que isso não é uma película. A contagem para o dia do fim do mundo é real, e o relógio está rodando", afirmou o premiê britânico.
"Com dois graus mais, colocaremos em risco a distribuição de alimentos. Com três graus mais, haverá mais incêndios descontrolados e cinco vezes mais seca. Com quatro graus mais, daremos adeus a cidades como Miami e Alexandria", completou.
O discurso de Johnson foi o primeiro entre os líderes globais, que apresentarão as estratégias para cumprir com o objetivo de limitar o aquecimento global em 1,5 grau.
Em seguida, os negociadores indicados pelos governos, blocos comunitários, organizações e empresas, buscarão fechar, durante as duas próximas semanas, um acordo final para a COP26.
"Estava em Paris seis anos atrás, quanto concordamos com as emissões zero e em limitar o aquecimento em 1,5 grau. No entanto, essas promessas não terão sido mais do que 'blá blá blá', se não fizermos desta COP o momento de sermos realistas contra a mudança climática", garantiu Johnson.
"A COP26 não pode e não será o fim da luta contra a mudança climática, no entanto, embora não seja o fim, deve marcar o início do fim", completou, pedindo trabalho com criatividade e imaginação dos líderes globais. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.