Topo

Comissário de Meio Ambiente da UE visita Brasil e mais 3 países vizinhos

25/04/2022 16h35

Bruxelas, 25 abr (EFE).- O comissário de Meio Ambiente da União Europeia (UE), Virginijus Sinkevicius, iniciou nesta segunda-feira uma viagem oficial à América Latina, em que passará por Colômbia, Brasil, Argentina e Uruguai.

O principal objetivo do representante do bloco comunitário é debater os preparativos para a COP15 de Biodiversidade, que acontecerá neste ano, em Kunming, na China.

Sinkevicius focará a agenda "na conservação da biodiversidade, da cooperação para combater o desmatamento e a degradação Florestal e a economia circulante", indicou o Executivo da União Europeia, por meio de comunicado.

O comissário aproveitará os encontros para impulsionar "os resultados ambiciosos, antes das reuniões internacionais sobre um novo acordo global, legalmente vinculante, sobre plásticos, áreas marinhas protegidas na Antártida e biodiversidade, em zonas foras das jurisdições nacionais", completa a nota.

A visita do político lituano começa nesta segunda-feira, na Colômbia, onde haverá encontro com o presidente do país, Iván Duque, assim como com representantes do governo e de organizações empresariais e da sociedade civil.

Na sequência, Sinkevicius partirá para o Brasil, depois para Argentina e Uruguai, onde encerrará a viagem oficial, no próximo dia 4.

A Conferência das Partes sobre Biodiversidade (COP15), é organizada pela ONU, com a intenção de estimular governos e a sociedade a adotarem medidas "urgentes e transformadoras", com projetos para o período de 20230 a 2050, com 21 metas específicas de ação. EFE