Venenosa e saltadora: aranha-armadeira assusta, mas tem rival à altura
A aranha-armadeira, capturada em uma casa em Vitor Meireles (270 km de Florianópolis), é uma espécie presente em todo território brasileiro e de fácil adaptação principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país. Abaixo a gente conta como ela é e seus riscos, e também apresenta uma rival que mata até mais no Brasil, a aranha-marrom.
Infelizmente, só especialistas conseguem saber "no olho" se uma aranha representa riscos. Fan Hui Wei, diretora de produção de soros do Instituto Butantan, em São Paulo, explicou que características muito específicas de cada espécie permitem identificá-las e que, portanto, é preciso dar espaço aos aracnídeos e buscar ajuda caso necessário.
Qual a aranha mais letal?
Um estudo de biólogos publicado na revista Nature lista a aranha-armadeira como a mais letal do mundo, seguida da aranha-marrom, aranha-teia-de-funil, viúva-negra, aranha-rato, aranha-de-costas-vermelhas e aranha-da-areia.
A diretora do Butantan, no entanto, contesta o ranking ao levar em conta as características da espécie no Brasil. E diz que a aranha-armadeira ocupa o segundo lugar em termos de frequência de acidentes.
Qual a mais letal? Responder isso é relativo. Uma coisa são estudos realizados em laboratórios, outra é a vida prática. No Brasil, a aranha-armadeira não é tão perigosa. São poucas as mortes, mesmo em crianças. A aranha-marrom, sim, é a primeira e causa estragos consideráveis.
Fan Hui Wei
Entre 2017 e 2021, houve notificação de 92 mortes por picadas de aranha, sendo 37 por aranhas-marrons, 11 pelo grupo que abarca a armadeira, um por viúva-negra e o restante não teve identificação, segundo Boletim Epidemiológico de agosto de 2022 divulgado pelo Ministério da Saúde.
Armadeira: veneno potente e saltos
A especialista do Instituto Butantan explica que, de um modo geral, a picada de uma aranha-armadeira em um adulto pode não ser muito intensa. Em muitos casos, precisa-se apenas do uso de um analgésico ou anestesia local para que a dor passe.
Em crianças, além de provocar dor aguda, o veneno pode causar sintomas graves. Crianças abaixo dos 12 anos e idosos com cardiopatia são considerados os principais grupos de risco. Embora não seja comum, de acordo com a especialista, quando acontecem, são eventos graves, que podem evoluir para a morte.
Os sintomas se instalam rapidamente, e os efeitos do veneno, que é bastante potente, se mostram com uma dor variável, que vai numa escala de 1 a 10. As crianças apresentam náuseas e vômitos. Neste caso, são sintomas que mostram que o veneno passou do local da picada
Fan Hui Wei
A armadeira se adaptou bem em cidades como São Paulo, sobretudo na época de outono. São animais noturnos e conhecidos por entrar nas casas para se acasalar.
Como é a aranha-armadeira
- Tem esse nome por estar sempre em posição de defesa, levantando as patas dianteiras;
- Consegue saltar a até 40 cm de altura;
- Possuem coloração marrom e uma série de pontos mais claros em seu abdome;
- Em geral, os aracnídeos podem apresentar até 17 centímetros, incluindo as pernas;
- Tem uma peçonha neurotóxica de rápida ação, que causa dor intensa, taquicardia e até edema pulmonar, o que pode levar à morte;
- É encontrada na América do Sul e Central e costuma ficar em cachos de bananeira;
- Também podem ser encontradas em verduras, o que torna comum acidentes em feiras livres.
As características da aranha-marrom
- Aracnídeo pequeno, que mede cerca de 1 a 3 centímetros de comprimento.
- Tem corpo marrom e seis olhos.
- É considerada uma das aranhas mais perigosas do mundo.
- Seu veneno potente pode provocar necrose e levar à morte.
- Em todo o mundo são conhecidas 134 espécies de aranhas-marrons; no Brasil há 18 espécies.
- Embora seu veneno seja mais letal, é menos agressiva que a aranha-armadeira.
- Podem gerar de 200 a 250 filhotes por ovo, o que ajuda na disseminação da espécie.
O que acontece após a picada
Após uma picada de aranha, os sintomas que poderão resultar num quadro grave evoluem em poucas horas. Alterações cardíacas, aumento ou diminuição de pressão arterial e arritmia são alguns sinais de que é preciso buscar auxílio médico.
Isso não quer dizer que todas as crianças vão ter esse quadro dramático. Mas, caso ocorra, a orientação é procurar um serviço de saúde o quanto antes, para que a criança seja imediatamente medicada e avaliada se ela se envolver ou não em período de observação
Fan Hui Wei afirma que, só depois do período de observação, será possível detectar se houve envenenamento sistemático. Uma pessoa nessa condição receberá o soro antiaracnídeo, produzido pelo Butantan, que neutraliza a ação do veneno —na mesma lógica do soro antiofídico [contra a picada de cobra].
Precauções
Ainda assim, em termos de saúde, a armadeira é perigosa e requer alguns cuidados para tomarmos em casa, conforme a especialista. Considerando que as aranhas gostam de se alojar em locais quentes e úmidos no período de acasalamento, devemos:
- Verificar roupas e calçados antes de vesti-los.
- Vedar frestas, portas, janelas para impedir a entrada dentro de casa, especialmente em propriedades rurais ou próximas a terrenos baldios.
- Não manuseá-las até que ela se afaste.
- Buscar auxílio de órgãos ambientais ou do Corpo de Bombeiros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.