'Caçador' de bichos estranhos encontra peixe com 'cabeça de alien'; veja
Ler resumo da notícia
O pescador e fotógrafo russo Roman Fedortsov, que fez fama nas redes como "caçador de monstros" do fundo do mar, assustou seguidores no início deste mês ao registrar seu encontro com um peixe com "cabeça de alien".
Que peixe é esse?
Fedortsov deu de cara com o Aptocyclus ventricosus. Popularmente conhecido em inglês como "smooth lumpfish", ou peixe-lapa liso, ele vive no fundo do gelado oceano Pacífico norte, a quase 1.700 metros de profundidade, embora possa ser encontrado ocasionalmente em águas mais rasas, a até 5 metros de distância da superfície.
Espécie foi documentada pela primeira vez em 1769. Ela foi batizada na época como Cyclopterus ventricosus pelo zoólogo alemão Peter Simon Pallas, que citou sua localização provável como o mar de Okhotsk, na costa da Sibéria, na Rússia.
Seu habitat natural é a bacia das Aleutas do Norte, na costa norte da península do Alasca, águas entre EUA, Rússia e Japão. Segundo o U.S. Fish and Wildlife Service, agência do governo americano que monitora a pesca e a vida selvagem nas águas do país, é mais fácil encontrá-lo nos arredores da ilha Kodiak.
Peixe se alimenta de animais gelatinosos. Entre seus "pratos" favoritos estão águas-vivas e geleias-de-pente, de acordo com a NOAA, Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA. O "alien", por sua vez, é degustado por algumas espécies de peixes, mamíferos marinhos e pássaros.
Ele costuma vir à costa e se aproximar da superfície para se reproduzir próximo a rochas, onde deposita ovos. Existe pouca informação sobre seu desenvolvimento, mas especialistas acreditavam até os anos 2000 que as fêmeas morriam sempre após a reprodução, enquanto machos seguiam protegendo os ovos até que os filhotes nasçam após cerca de 40 dias. No entanto, hoje sabe-se que parte das mães sobrevivem e muitos dos pais morrem tentando defender os ninhos. Elas ainda são capazes de passar por mais de um ciclo de reprodução.
Adultos do peixe "alien" podem ter de 25 cm a até 44 cm e pesar até 4,20 kg. Já os mais jovens podem ser minúsculos, com 5 a 6 cm e cerca de 50 g. A informação é da base de dados da Universidade de Niigata, no Japão, e de estudos do Instituto Federal de Pesquisa em Pesca e Oceanografia da Rússia.
Apesar de não ter espinha dorsal ou anal, o peixe-lapa é um vertebrado. Ele possui nadadeiras raiadas no peito, no dorso, no ventre e na cauda, algumas delas embutidas dentro de sua pele lisa, sem nenhuma escama.
'Passeio em Chernobyl'
Fedortsov é famoso por pescar em grandes profundidades e ele ostenta nas redes os achados exóticos. Animais fotografados por ele são apelidados de dragões, fantasmas, goblins e outros tipos de monstros.
Jornal britânico Daily Mail reportou que o "peixe alien" visto no início de fevereiro estaria inchado por ter sido encontrado próximo à superfície. Supostamente, a diferença de pressão teria distendido o corpo do animal, mas não se sabe exatamente em que circunstâncias, ou fase do seu ciclo alimentar/reprodutivo, o russo o achou inicialmente.

O peixe-lapa liso ganhou alguns apelidos novos dos seguidores de Fedortsov. Enquanto houve quem perguntasse se ele foi pescar em Chernobyl, o local do acidente nuclear de 1986 na Ucrânia onde a radiação causou danos à vida de humanos e animais, também teve quem o comparasse ao vilão da animação "Megamente" e a Voldemort, de "Harry Potter".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.