Vídeo: Tubarão mais rápido do mundo é visto no litoral do Rio de Janeiro


Colaboração para Meio Ambiente, em São Paulo
26/03/2025 16h22
O mergulhador Andrew Macau fez o primeiro registro de um tubarão mako vivo nas águas urbanas do Rio de Janeiro. O animal foi visto nadando a praia de Ipanema e as Ilhas Cagarras no domingo (23).
Espécie não é perigosa
Tubarão mako fêmea foi visto durante expedição de mergulho. Mergulhadores da Macau Dive, escola de mergulho, filmaram o animal entre Ipanema e o Monumento Natural das Ilhas Cagarras, situada a 5 km da orla carioca.
Incrivelmente nossa equipe e os clientes mergulhadores que estavam em nossa embarcação com destino ao Naufrágio Atlas no Arpoador, vimos um raro registro de um Tubarão Mako que se encontra em risco de extinção Especialistas da Macau Dive, responsável pelo registro
Espécie é considerada a mais veloz do mundo. Também chamado de anekim, esse tubarão consegue nadar até 70 km/h e as fêmeas, como a que foi flagrada no vídeo, pode alcançar até 4,3 metros de comprimento e ultrapassar os 500 kg.
Ameaçado de extinção, mako é predador essencial para o equilíbrio marinho. De acordo com o Instituto Mar Urbano, apesar do medo que os tubarão geram na sociedade, os riscos de incidentes de tubarões mako com humanos são baixos.
Estávamos a caminho das Cagarras quando avistamos as nadadeiras dorsal e caudal vindo em nossa direção. Paramos a embarcação e, para nossa surpresa, o tubarão veio até nós Andrew Macau, mergulhador
Espécie não representa risco para banhistas e surfistas. "O Rio de Janeiro tem um histórico quase zero de incidentes com tubarões. Esse registro é motivo de alegria, pois trata-se de um predador essencial para o equilíbrio do ecossistema marinho", disse Ricardo Gomes, diretor do Instituto Mar Urbano, no Instagram. Desde 1931, apenas sete ataques fatais foram documentados no Rio.
Pesca de tubarões aumentou de 76 milhões para mais de 80 milhões. De acordo com estudo publicado na revista Science, crescimento foi registrado entre 2012 e 2019.