'Tubarão alienígena' tem 'nariz' detector de metais e dente similar a unha
Um tubarão raro e pré-histórico ganhou o apelido de "alienígena das profundezas" por ter uma fisionomia bastante particular. O Mitsukurina owstoni, ou tubarão-duende, tem um corpo rosa e flácido, um "focinho" que parece estar separado da mandíbula e dentes que lembram unhas humanas.
Como é o tubarão-duende?
Uma das principais características é a boca protuberante, que tem movimentos rápidos. Ele se alimenta de peixes ósseos, lulas e crustáceos, segundo o museu da Austrália, onde está uma espécie que foi pescada em 2015.
Acredita-se que ele caça detectando campos elétricos das presas. Eles têm uma espécie de focinho com muitos poros, que são as aberturas externas das chamadas ampolas de Lorenzini, órgãos detectores de eletricidade comuns em várias espécies de tubarões.
Suspeito que ele possua uma musculatura leve e flácida, não precisando de muita energia, o que faz com que nade devagar pelo fundo do mar usando apenas o focinho como se fosse um detector de metais.
Mark McGrouther, responsável pelas coleções de peixes do Museu Australiano de Sidney à AFP, em 2015
Os dentes funcionam como uma lança. Em vídeo publicado no site do Museu Australiano, McGrouther explica que, diferentemente de outros tubarões, essa espécie não corta a presa. "Então ele geralmente engole a presa inteira", explica.
A espécie é encontrada no fundo do mar, espalhada pelos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico. Ela pode ser localizada em locais com profundidades de cerca de 1200 metros.
Acredita-se que um tubarão-duende possa viver por 60 anos. Essa é a estimativa de alguns pesquisadores, segundo a ONG Ocean Conservancy. A organização ainda diz que eles têm números populacionais estáveis e não estão dentro da lista de possíveis espécies ameaçadas de extinção.
Pouco se sabe sobre o tubarão, já que raramente são vistos pelos humanos. O Museu da Austrália tem quatro exemplares da espécie, coletados próximo ao país. Dois são jovens com pouco mais de 1 metro de comprimento. Os outros dois têm 3,6 metros e 3,8 metros de comprimento.
*Com informações de reportagem publicada em 03/03/2015
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.